MISTURA DE LEVEDURAS PROMOVE MELHOR RENDIMENTO NA PRODUÇÃO DE ETANOL

Biodegradevel

Rápido Processamento
Energia

A produção de etanol a partir do melaço da cana-de-açúcar deve ocorrer em temperatura controlada, podendo variar de 25 °C a 37 °C; porém, o resfriamento das dornas nem sempre é eficiente, fazendo com que a temperatura de fermentação ultrapasse esse limite, trazendo problemas para sua obtenção, como por exemplo, o aumento de sua toxicidade. Esta nova tecnologia utiliza uma mistura de leveduras tolerante à acidez e termotolerante, capaz de produzir etanol e crescer a temperaturas superiores a 40 °C, apresentando rendimentos superiores em relação à fermentação em cultura pura de levedura Saccharomyces cerevisiase, além de reduzir o problema de toxicidade do etanol.

A mistura de leveduras apresenta resultados superiores em relação às leveduras quando trabalhadas de forma separada, trazendo melhorias para o processo como a fermentação mais rápida e em maiores temperaturas da matéria-prima açucarada, redução da produção de glicerol, maior rendimento na obtenção do etanol e uma significativa redução nos gastos da produção, uma vez que os sistemas de refrigeração das dornas são muito mais simples.

BR102013028239-1

01/11/2013

Cecília Laluce Maria Olívia Campos Masiero Eduardo Maffud Cilli Jéssica Carolina Medina Gallardo