Array

UNESP
AUIN | Agência Unesp de Inovação
   

Tecnologia

EQUIPAMENTO AUTOMÁTICO PARA DEPOSIÇÃO DE FILMES FINOS

Carimbo Unesp

Estética atrativa

Funcionalidade
Engenharia e Instrumentação
PROBLEMA

A tecnologia de filmes finos e semicondutores se tornou muito importante na indústria moderna, pois diversos dispositivos eletrônicos funcionam graças a essa tecnologia aplicada a semicondutores. Diversas técnicas são utilizadas pelas indústrias para a deposição de filmes finos, sendo as de maior destaque as técnicas S.I.L.A.R, dip-coating e eletrodeposição. Cada uma dessas técnicas realiza a formação de filmes finos de maneira diferente, variando a solução precursora e as reações químicas que ocorrem no processo. Esta nova tecnologia executa as técnicas de deposição mencionadas no mesmo equipamento e na mesma amostra, permitindo depositar camadas de materiais diferentes e com técnicas diferentes, de forma totalmente automatizada.

 

SOLUÇÃO

Esta nova tecnologia permite a deposição de filmes finos de maneira automática, executando as técnicas de deposição S.I.L.A.R, dip-coating e eletrodeposição no mesmo equipamento e na mesma amostra, beneficiando a deposição de camadas de materiais diferentes, com técnicas diferentes, bem como a aplicação de técnicas híbridas usando vários materiais ao mesmo tempo.

 


Ideia

Laboratório

Protótipo

Escalonamento

Mercado
Código da Agência
15AUIN042
Patente
BR102015027491-2

Agência Unesp de Inovação

Tel: +55 11 5627.0696

auin@unesp.br

https://auin.unesp.br

Data de depósito
29/10/2015
Inventor(es)

Mirko Congiu Carlos F. De Oliveira Graeff

FAPESP
EDITAIS ABERTOS
Editais abertos e histórico de chamamentos públicos
[PodInovar] Com apoio da Fapesp e Natura, projeto de inovação tecnológica da Unesp analisou planta leguminosa do cerrado
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL

Acesse aqui os registros de patentes da UNESP

ALUMNI

Portal do ex-aluno

Facebook AUIN Unesp Youtube AUIN Unesp Instagram AUIN Unesp