INSTRUMENTO E MÉTODO PARA AVALIAÇÃO, ESTUDO E DIAGNÓSTICO MÉDICO EM GASTROENTEROLOGIA

Baixo Custo

Facilita o procedimento médico

Proteção
Engenharia e Instrumentação
Saúde Humana

Os exames clínicos na área gástrica são atualmente realizados pelas técnicas de cintilografia (CGI) e SQUID. A cintilografia utiliza material radioativo, necessitando de ambiente especial e profissionais especializados para a realização do exame, além de apresentar alto custo operacional. O SQUID apresenta as vantagens de não ser invasivo e não utilizar material radioativo, porém apresenta custo operacional bastante elevado e necessita de sala blindada magneticamente para a realização dos exames.

A utilização da BCA traria benefícios nas seguintes áreas: Médica: produto de baixo custo, portátil, não-invasivo e livre de radiação ionizante para uso diagnóstico do trato gastrintestinal – uma alternativa para os usuários do SQUID e cintilografia; Farmacêutica: estudos de diferentes parâmetros da entrega de drogas in vivo. Não existe uma técnica utilizada para este fim atualmente; Veterinária: pesquisa e diagnóstico de patologias do trato gastrintestinal em cães e gatos. As técnicas utilizadas em humanos atualmente não são utilizadas para essa finalidade devido ao alto custo; Nutrição animal: avaliação de trânsito de diferentes tipos de rações em diferentes espécies de animais; Pesquisa científica: pesquisa do trato gastrintestinal em animais de médio e pequeno porte. A técnica é capaz de avaliar diferentes parâmetros fisiológicos em um mesmo animal sem a necessidade do sacrifício logo após o experimento, permitindo a realização de novos experimentos com o mesmo indivíduo.

09NIT008
PI1000419-0