Alunos de pós-graduação da Unesp de Rio Claro são finalistas em desafio de inovação e sustentabilidade proposto pela ONU

15/06/2021
 Projeto “Araucária” prevê a ampliação de áreas verdes e remodelação de ciclovias no câmpus de Rio Claro.

Na última sexta-feira (11) foi anunciada como equipe vencedora da segunda edição do evento “Challenge Campus - Edition 2” um time de alunos do curso de pós-graduação da Unesp de Rio Claro. O projeto “Araucária” proposto pelos estudantes visa desenvolver a mobilidade dentro do câmpus por meio da construção de ciclovias em conjunto com um processo de arborização e conservação na universidade.

O evento é promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e organizado pela Agência Universitária da Francofonia (AUF), o Centro de Informação Regional das Nações Unidas (UNRIC) e pela plataforma de inovação aberta Agorize. O concurso é internacional e procura dar destaque a projetos inovadores alinhados com a Agenda 2030 e com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em setembro de 2020, aproximadamente 680 equipes compostas por alunos e professores de quase 80 países se inscreveram no evento, das quais três equipes foram anunciadas como finalistas em uma cerimônia online  transmitida de Paris, na França, na última sexta-feira. Juntamente com a equipe brasileira, estavam uma equipe belga e uma equipe turca na final do evento.

O projeto “Araucária” apresentado pela equipe da Unesp de Rio Claro se alinha com cinco dos 17 objetivos determinados pela ONU e desenha um plano de melhorias para o câmpus até 2030. A proposta ressalta o desenvolvimento da mobilidade dentro do câmpus por meio da ampliação e arborização de ciclovias, construção de projetos de extensão visando a recuperação de áreas degradadas e a recuperação da vegetação ciliar do Córrego Bandeirantes.

Integram o time o professor Milton Cezar Ribeiro, a doutoranda Gabriela Rosa, o pós-doutorando João Carlos Pena, a egressa da Unesp Leticia Bulascoschi e a mexicana Mónica Lara.

Autoria da matéria: Vinícius Siqueira Pereira Da Silva