Startup filiada à Unesp é comprada por multinacional brasileira de tecnologia

22/10/2021

Em maio de 2021, a multinacional de tecnologia Hotmart anunciou o lançamento do Hotmart Challenge, uma competição entre mais de 600 startups brasileiras em busca do aporte financeiro oferecido pela empresa organizadora. Ao todo, cinco startups foram contempladas por investimentos da Hotmart, de acordo com o resultado da competição divulgado em 19 de outubro. Entre elas, ganhou destaque a startup paulista BeUni, cujo notório desempenho despertou o interesse da multinacional e motivou a Hotmart a comprar 100% das ações da jovem empresa, pelo valor de 7 milhões de reais.

A BeUni foi criada em 2019, pelos irmão Marcel e Murilo Pratavieira, com o objetivo de oferecer uma alternativa digital e facilitada aos processos de compra, armazenamento e envio de brindes personalizados a colaboradores e clientes de empresas brasileiras. Marcel Pratavieira, egresso do curso de Biologia da Unesp de Rio Claro, destaca que a iniciativa de criação da BeUni surgiu pela análise do mercado nacional de kits personalizados, em que ainda é precária a inserção tecnológica, e pela observação de players estadunidenses que atuam na área. “Eu e o Murilo sempre empreendemos e, em experiências anteriores com empresas anteriores, frequentemente precisávamos comprar muitos produtos personalizados. Sempre sentimos a dificuldade de lidar com diversos fornecedores para formar os kits completos e de precisar fazer entregas em pontos muito distantes. Por isso, pensamos em desenvolver uma plataforma digital que resolva tudo isso para as empresas com apenas um clique”, salienta Marcel.

A inserção em um setor ainda pouco explorado pelas empresas do mercado nacional, permitiu que a BeUni inovasse em iniciativas como a formação de hubs de distribuição, o atendimento virtual diferenciado para esclarecer dúvidas dos consumidores e a elaboração de um portfólio com mais de 1.500 produtos personalizados, que vão de canetas a roupinhas de cachorro. As inovações da startup garantiram a ela o título de primeira plataforma de “Swag-as-a-service” da América Latina, o interesse de empresas de amplitude internacional e a filiação à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp.  No que diz respeito ao papel da Unesp na dinâmica da BeUni, o co-fundador da startup, Marcel Pratavieira, destaca a importância da universidade em sua capacidade de empreender, de desenvolver senso crítico e de aprimorar sua visão analítico-científica. “Sou muito grato à instituição por isso. Essa questão de empreendedorismo é muito forte em mim por influência da Unesp”, ressalta Marcel.

prancheta-39-2x-m18_u48_22102021141230_alta

O Hotmart Challenge

prancheta-37-2x-m18_u48_23102021071317

Após cinco meses de desafio e diversas etapas eliminatórias, o Hotmart Challenge terminou afunilando as 600 startups inscritas a apenas 5 vencedoras. A iniciativa de aquisição de ações pela multinacional, no entanto, foi além do que a comissão organizadora do evento esperava e a primeira edição do challenge da Hotmart resultou na compra completa da startup BeUni. Em entrevista ao jornal O Globo, o diretor global de fusões e aquisições da Hotmart,  Frederico Montezuma, destaca que a principal motivação para a compra da BeUni é a ideia que os criadores de conteúdo da Hotmart possam vender brindes de forma facilitada. “Apesar de a Hotmart ser uma plataforma de produtos digitais, produtos físicos são uma das dores dos criadores e, portanto, uma vertical na qual queríamos entrar. Avaliamos a BeUni e vimos que valia a pena comprar a empresa e mantê-la dentro da chamada creator economy”, salienta Montezuma ao jornal.

Próximos passos…

De acordo com os cofundadores da BeUni, o próximo passo do deal entre as empresas  será a integração da startup à Hotmart. Neste processo, o corpo diretivo da BeUni será mantido e as plataformas digitais serão adaptadas para a posterior união entre elas. Marcel Pratavieira destaca que os investimentos da Hotmart ajudarão a iniciativa “Swang-as-a-service” crescer e dinamizar o portfólio de serviços da startup, que em breve estará atendendo demandas internacionais. “Estaremos conectados à plataforma da Hotmart para auxiliarmos os criadores de conteúdo, que contratam a empresa, a endereçar essa grande questão de compra, armazenamento e distribuição de produtos físicos personalizados”.