AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

Projeto unespiano estimula sustentabilidade e economia solidária

25/06/2022

As atividades do Educa Pet começaram em 2019. No formato de disciplinas eletivas, os alunos de escolas públicas e particulares da cidade de Rosana contam com  oficinas sobre a restauração de móveis a partir de material reciclado.

 

A ideia partiu do docente e vice-diretor do câmpus da Unesp na cidade Fábio Luciano Violin, que ao visitar uma escola pública, em Rosana, percebeu que muitos móveis e materiais que haviam sido recolhidos em um galpão, poderiam ser reaproveitados. No entanto, devido à falta de recursos para consertá-los ou reformá-los, eram descartados. 

 

Uma das inovações do projeto, foi ensinar os alunos sobre a confecção de peças de decoração e mobiliário a partir do "papercrete'', um material de construção feito à base de papel, cimento e areia. Esse material, pouco utilizado no Brasil mas muito conhecido no exterior, possibilita a reforma de escrivaninhas, bancos e portas. 

 

Essa iniciativa aproxima a Unesp da comunidade de Rosana e  desenvolve nos alunos noções de empreendedorismo e sustentabilidade. Desde 2019, já foram produzidas cerca de cem peças pequenas pelos estudantes e algumas peças de mobiliário escolar foram recuperadas. 

 

Quer ver mais iniciativas como essa? Siga as nossas redes sociais no link abaixo e não perca nenhuma novidade da AUIN!

 

https://linktr.ee/auin_unesp