Auin apresenta tecnologias no Supera Parque

17/08/2018
Evento promove conexão entre conhecimento científico e empresas

No último dia 16 de agosto, o Supera, Parque Tecnológico de Ribeirão Preto em parceria com a Agência Usp de Inovação promoveu um evento sobre oportunidades na área de Biotecnologia Industrial com intuito de conectar universidade e empresas.

A Agência Unesp de Inovação participou do evento apresentando o trabalho de transferência de tecnologia da agência e os modelos de negócios que tem a oferecer. Essa área é a responsável por identificar a melhor estratégia de desenvolvimento das tecnologias geradas no espaço acadêmico. Em seguida, transfere as invenções com potencial comercial para uma organização que promova seu aproveitamento.

Rita Costoya, gerente de transferência de tecnologia da AUIN esteve no evento e relata que esse tipo de encontro trouxe a chance de descrever os desafios da interação entre academia e as empresas. Além de expor qual é o papel da agência de inovação nessa mediação. "Acredito que a importância está em divulgar a agência em primeiro momento e captar empresas interessadas em nos conhecer. Também falamos sobre a importância da aproximação com empresas por meio da Inovação Aberta", comenta Costoya.

m18_u17_17082018-17-15-50_baixa

A programação contemplou também os trabalhos do Núcleo de Inovação Tecnológica - do Supera Parque, bem como as oportunidades de Interação com a Universidade de São Paulo, no campus de Ribeirão Preto, e com a incubadora da Unesp, InovaJab. Houve a exposição de painéis de tecnologias desenvolvidas pela Unesp de Jaboticabal e pela Usp.

m18_u17_17082018-17-15-41_baixa

As patentes apresentadas pela Unesp na área de biotecnologia industrial foram: Rações nutracêuticas e seus usos; Processo de obtenção de ésteres de sacarose para uso agrícola como agente pesticida; Processo de obtenção da enzima lacase por fungo marinho,enzima lacase e uso da mesma; Método de processamento de terras raras mediante bioextração indireta; Método de obtenção de bacteriocinas, bacteriocinas e uso das mesmas. No momento de negociações e reuniões algumas empresas como ILED (Integração, logística, Engenharia e defesa) IFTNET Telecom, Ourofino e Santa Clara estiveram entre aquelas que procuraram a AUIN durante o evento.

m18_u17_17082018-17-15-32_baixa

Aproximação com Parques Tecnológicos

A AUIN tem trabalhado por essa aproximação com parques tecnológicos no estado de São Paulo para que cada vez mais as tecnologias produzidas pela Unesp ganhem notoriedade e se mostrem efetivas na resolução de problemas da sociedade.

Em nota divulgada pelo Portal Unesp, o diretor da AUIN, o professor Wagner Cotroni Valenti, conta que a agência tem negociado a instalação de startups e spin-offs ligadas a alunos, ex-alunos e docentes dentro dos parques e também planejado rodadas de negócios para promover as tecnologias geradas nas unidades da Universidade. Leia mais aqui.