Depositado pedido de patente de docentes de Sorocaba em parceria com a empresa Yamatec

25/09/2018
Tecnologia vem de ICTS Unesp Sorocaba

Os docentes do Grupo de Automação e Sistemas Integráveis (GASI), do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba/ICTS-UNESP,  Ivando Severino Diniz, Flávio Alessandro Serrão Gonçalves e Fernando Pinhabel Marafão em conjunto com a empresa Yamatec Indústria e Comércio De Equipamentos Eletromecânicos LTDA - ME, por meio de seu proprietário Fabiano Yudi Yamasaki e funcionários Caíque Vendemiatti e Lucas Nunes Monteiro, celebram a realização de depósito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI do pedido de patente intitulado: "Método de monitoramento e/ou gerenciamento de sistemas de distribuição de fluídos, sistema de distribuição de fluídos que utiliza tal método e uso do método de gerenciamento".

O pedido de Patente de Invenção (PI), realizado junto ao INPI sob o Nº BR102018068145-1, foi fruto da realização de projeto de transferência tecnológica iniciado por meio de uma realização inédita na UNESP, sendo uma ação em parceria do grupo de pesquisa GASI com a AUIN (Agência de Unesp de Inovação) e o Parque Tecnológico de Sorocaba, visando auxiliar parceiros na indústria na solução de problemas por meio do edital público denominado Chamada de propostas para Automação de Produtos e/ou Processos UNESP / GASI / AUIN / PTS – 01/2015.

O invento já está sendo aplicado em produtos e serviços oferecidos pela empresa Yamatek, instalados em diversos clientes, como por exemplo, o produto YÁGUA: Sistema de Monitoramento de Água Inteligente( https://www.yamatec.com.br/pagina/yagua.html), que possui a finalidade de solucionar e permitir a identificação de vazamentos de água, por meio de coletas de indicativos em tempo real e análise dos dados utilizando a inteligência artificial.