AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

Da bancada do laboratório para a mesa de negócios

06/11/2018
Evento dá oportunidade de pesquisadores da Unesp apresentarem tecnologias às empresas

Mais acostumados ao cotidiano na bancada dos laboratórios, pesquisadores da Unesp viveram nos dias 24 e 25 de outubro a experiência de apresentar o produto de seus projetos de pesquisa para análise de empresas de diferentes setores. A rodada de negócios, como é conhecida essa dinâmica de encontros entre pesquisadores e empresas, aconteceu durante o Inova Campinas e foi articulada pela Agência Unesp de Inovação (AUIN).

A AUIN é responsável por realizar estudos de viabilidade das invenções dos pesquisadores da universidade, negociar parcerias de transferência tecnológica e incentivar o empreendedorismo universitário. A presença da universidade em eventos como o Inova Campinas faz parte de suas ações para fomentar a aproximação da universidade com o setor produtivo. Rita Costoya, gerente de transferência de tecnologia da AUIN explica que, para o evento, a agência selecionou 15 tecnologias em áreas de agro, saúde, alimentícia, entre outros:

 

https://youtu.be/1HXvuj3Sc6I

Rafael Turra Alarcon é doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT) e atua no Laboratório de Análise Térmica e Polímeros na Unesp de Bauru. Em seu projeto de pesquisa desenvolveu duas tecnologias: um impermeabilizante antifúngico de alto brilho e secagem rápida e um adesivo acrílico dupla face. Ambos, segundo o pesquisador, com eficiência maior que as opções presentes no mercado e de menor custo. Presente pela primeira vez em um evento com este perfil, o pesquisador de Bauru comparou o cotidiano no laboratório e a experiência do diálogo direto com representantes das empresas:

 https://youtu.be/2de_q5ZbZ10

Alarcon explica que a tecnologia do impermeabilizante pode ser interessante, por exemplo, para ambientes hospitalares, indústrias farmacêuticas ou alimentícias, onde se deve evitar a umidade por conta da proliferação de fungos e bactérias.

Tinder tecnológicoO Inova Campinas é o maior evento de empreendedorismo e inovação do interior e sua programação, além da rodada de negócios, inclui palestras e oficinas dentro dessas duas temáticas. No âmbito das rodadas de negócio, a organização do evento afirma que foram realizadas mais de 1500 reuniões entre pesquisadores e empresas.

Para sistematizar essa conexão entre tecnologias desenvolvidas nas universidades e as demandas apresentadas pelas empresas, o Inova Campinas disponibilizou um aplicativo que o diretor-executivo do Inova (Unicamp) chama de “Tinder tecnológico”:

 

https://youtu.be/4Amo9ZJLXYk

 

Silas Fernandes Eto é pós-doutorando em Microbiologia Aplicada no Departamento de Tecnologia da Unesp de Jaboticabal e desenvolveu um mecanismo que tem capacidade de detectar, de forma rápida e com baixo custo, múltiplas doenças ou moléculas biológicas e não biológicas. “Nós acreditamos que a tecnologia tem um apelo principalmente relacionado ao bem estar animal”, avalia.

 

Eto explica que, ao longo de sua trajetória acadêmica, esta foi a primeira vez que ele esteve em um encontro direto com representantes de empresas. Para ele, o contato entre as duas partes tem o potencial de criar um sinergismo e abrir oportunidades tanto para a universidade quanto para o setor produtivo. Para o pesquisador, o retorno que ele recebeu dos representantes nas rodadas de negócio foi positivo:

 

 https://youtu.be/7fqZPp7Cb-Q