AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

Alunos da Unesp Botucatu participam de desafios nacionais de Inovação

03/10/2019

Um projeto de inovação em saúde proposto por alunos dos cursos de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências (IB), unidades da Unesp sediadas no câmpus de Botucatu, foi selecionado em dois grandes Programas de estímulo à Inovação e ao Empreendedorismo do país: o Programa Astro (Applied Science Trail Roche) do grupo industrial farmacêutico Roche, e o ITA Challenge, Desafio de Empreendedorismo do Instituto Tecnológico de Areronáutica (ITA).

A proposta de negócio apresentada nos dois Programas envolve o uso de uma nova plataforma para o tratamento de uma doença de alto impacto social: a hipercolesterolemia.  

Trata-se de uma condição que se caracteriza pela presença de taxas elevadas de colesterol no sangue. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, essa condição afeta um quinto da população brasileira; a maioria dos atingidos são pessoas com mais de 45 anos, e um ponto de atenção é que a doença não provoca sintomas, nem mesmo quando começam a se formar placas de gordura nas artérias, tendo muitas vezes como primeira manifestação um infarto do miocárdio ou mesmo um acidente vascular cerebral.

Os alunos responsáveis pelo projeto são Aruã Prudenciatti; Guilherme Ferreira Luz; Larissa Silva Zambrana Moraes; Lucas Gabriel Ribeiro; Robinson Ishijima Leal e Lucas Cardoso Lazari. No Programa Astro da Roche, eles estão sendo orientados pelos docentes Rejane Maria Tommasini Grotto e Guilherme Targino Valente, do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da FCA; Renate Krause Sakate, do Departamento de Proteção Vegetal também da FCA e, Ivan de Godoy Maia do Departamento de Genética do Instituto de Biociências.

Guilherme Luz, um dos estudantes envolvidos na iniciativa, conta que a equipe já estava unida desenvolvendo soluções para participar do IGEM, competição internacional de Engenharia de Sistemas Biológicos. Os alunos estavam mobilizados na criação de propostas de biologia sintética em conjunto com estudantes da Unesp de Araraquara; durante esse processo, o time de Botucatu teve uma ideia que ia além da área de biologia sintética, aplicando conceitos de Engenharia Genética em prol de uma solução inovadora para tratar a hipercolesterolemia, com grande potencial de negócio. Diante disso, eles decidiram submeter o projeto nas duas competições e foram selecionados para ambas.

Guilherme destacou as particularidades de cada uma delas:

 

- Programa Astro da Roche –  A iniciativa visa acelerar pesquisas promissoras na área de saúde, fortalecendo o ecossistema de inovação e as parcerias entre universidades e empresas (mais informações: https://auin.unesp.br/noticias/460/programa-astro-da-roche-acelera-inovacoes-na-area-da-saude ).

A equipe da Unesp de Botucatu foi uma das 12 selecionadas em todo o país e está participando de um processo com a duração de 10 semanas, que contempla workshops presenciais em São Paulo e atividades online no modelo de sala de aula invertida. Durante esse período, são aperfeiçoados os planos de comercialização das tecnologias, além da realização de reflexões sobre o modelo de negócios, as parcerias, e do acesso a mentorias com diversos especialistas de mercado. Segundo Guilherme, a equipe da Unesp é a única que conta com estudantes de graduação: “Todos os demais são pesquisadores de doutorado e de pós-doutorado, ou seja, eles já têm uma trajetória consolidada na ciência; acredito que o que fez a diferença para sermos selecionados é que todos os membros têm experiências com empreendedorismo. Eu fui fundador da Liga Universitária de Empreendedorismo da Unesp Botucatu, meus colegas participam da liga ou de Empresas Juniores, e assim conseguimos a conexão entre Ciência e Empreendedorismo que é tão necessária hoje em dia. Está sendo uma oportunidade única de aprendizado e crescimento, e estamos em contato com grandes players do mercado além da Roche, como Danone, Nestlé e Centros de Inovação”. Guilherme ainda pontua que periodicamente eles passam por bancas avaliativas para aferir o nível de maturidade do projeto, e, das 12 equipes participantes, 8 serão selecionadas para apresentar pitchs no Demo Day, grande evento de Inovação que ocorrerá em outubro e contará com a presença de diversos investidores.

 

- ITA Challenge  - Trata-se de uma competição que busca difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação entre alunos de graduação, desenvolvendo habilidades para a criação, o desenvolvimento e a gestão de negócios em equipe. O Desafio recebeu inscrições de 125 equipes de 11 estados do Brasil, e está dividido em duas vertentes: Decola, para projetos com um grau de maturidade mais elevado; e Embarca, para ideias promissoras, mas que ainda precisam otimizar o desenvolvimento. A equipe de Botucatu tomou conhecimento sobre o desafio através dos canais de comunicação da Agência Unesp de Inovação, se inscreveu, e foi selecionada para a vertente “Decola”, por apresentar um Planejamento bem estabelecido. Durante o mês de julho, os alunos realizaram atividades online com materiais sobre Empreendedorismo e Inovação, e, em setembro, eles participaram de uma etapa presencial na cidade de São José dos Campos, contando com mentorias de profissionais altamente qualificados, entre eles pessoas do Vale do Silício, que agregaram imensamente para o projeto. A etapa final do Desafio ocorrerá dia 05 de outubro, com a apresentação de Pitchs e a Premiação. A equipe vencedora será contemplada com um prêmio em dinheiro no valor de R$ 8.000,00.

 

Sobre a experiência que os alunos estão vivenciando, a professora Rejane Grotto, uma das docentes envolvidas no Desafio da Roche, destaca: “A realização dessa proposta só foi possível graças à união de pessoas de diferentes expertises que se complementam, e, juntas, propõem ações importantes de inovação para grandes desafios da área da saúde. A participação nessas competições agrega muita experiência para os alunos e também pode servir de motivação para que outras equipes da Unesp se organizem para participar de iniciativas que visam aproximar a universidade do setor produtivo”.