AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

Unesp alcança recorde histórico em patentes depositadas e contratos de transferência de tecnologia

18/03/2020
Com os números obtidos em 2019 pela AUIN, a instituição é a 2ª universidade do Brasil em depósitos de patentes, e obteve um aumento de 361% no número de contratos em relação à média dos últimos 8 anos

Uma das premissas das Instituições de Ensino Superior mantidas pelo Estado é a realização de pesquisas que beneficiem a população em geral. Essas pesquisas geram inúmeras invenções que precisam ser estimuladas, comunicadas, protegidas e disponibilizadas à sociedade; na Unesp, esse trabalho é viabilizado pela AUIN (Agência Unesp de Inovação).

 

Integrada ao Estatuto e ao Regimento Geral da Universidade em 2010, a Agência tem investido especialmente nos últimos anos na ampliação de sua presença nos 24 câmpus unespianos, realizando atividades de capacitação sobre a redação de patentes, fomentando os ecossistemas de inovação e empreendedorismo da Instituição, além de garantir o registro e a análise das Comunicações de Invenções de forma cada vez mais eficaz e ágil, e de buscar continuamente o estabelecimento de parcerias com organizações públicas e privadas para a transferência das tecnologias. Por conta de todo esse esforço, foram alcançados vários recordes históricos em 2019. 

A Agência registrou um aumento de 51% na quantidade de Comunicações de Invenção recebidas em comparação a 2018, em um montante 75% superior à média dos últimos oito anos.

 

image-m18_u34_18032020110836

 

Com relação ao número de pedidos de patentes depositados no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), principal indicador para avaliação do desempenho das áreas de Propriedade Intelectual e Inovação das universidades brasileiras, o crescimento foi ainda maior. A Unesp depositou 99 pedidos em 2019, o que significa um crescimento de 229% em relação à média histórica da Universidade nos últimos oito anos.

Com esse resultado, de acordo com dados preliminares extraídos no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), a Unesp assume a segunda colocação no ranking geral do Instituto, considerando universidades, empresas e demais depositantes no Brasil; em 2017, a Instituição estava em 47º lugar, e, portanto, em apenas 2 anos, subiu 45 posições.

Renan Padron, gerente de Propriedade Intelectual da AUIN, destaca: “Esse resultado é fruto de um trabalho árduo e coletivo da equipe da Agência. Em 2017, implantamos um sistema online próprio capaz de centralizar, registrar e dinamizar o acesso a todas as documentações de Comunicações de Invenção e Patentes, além da gestão dos contratos com empresas e parceiros. Na sequência, otimizamos todos os processos da área de Propriedade Intelectual, fizemos um benchmarking para definir indicadores de produtividade alinhados com as melhores práticas dos Núcleos de Inovação e Tecnologia do país e do exterior, e agregamos competências para a análise da busca de patentes e o suporte à redação das mesmas. Então, investimos na divulgação da AUIN por meio da otimização do nosso site e do fortalecimento de nossa rede de conexões, e atuamos na capacitação tanto da equipe da Agência (com a participação em cursos, eventos, comitês, entre outras iniciativas) quanto dos pesquisadores nos câmpus (foram mais de 400 pesquisadores capacitados na redação de patentes só em 2019). Assim, percebemos o aumento da quantidade e da qualidade das Comunicações de Invenção recebidas, melhoramos nossa capacidade de processamento e análise das solicitações, e diminuímos consideravelmente o tempo para encaminhar os documentos ao INPI”.

Além do recorde histórico no número de depósitos, o esforço coletivo da Agência rendeu outros frutos. Em 2019, foram concedidas oito cartas-patentes à Unesp, sendo sete no Brasil e uma no exterior, e 33 certificados de registro de programa de computador (a média dos últimos oito anos era de oito registros, o que representa um crescimento de 355%, mais um recorde histórico para a Universidade).

 

image-1-m18_u34_18032020110900

 

Segundo o Prof. Guilherme Wolff, assessor da AUIN e gestor do programa de empreendedorismo, esse aumento de ativos no portfólio ampliou o leque de oportunidades para a transferência de tecnologias, viabilizando a efetivação de parcerias capazes de gerar valor tanto à Unesp quanto às empresas e à sociedade. Em 2019, a AUIN realizou 76 contratos (entre compartilhamento de Propriedade Intelectual, confidencialidade, cooperação & desenvolvimento e licenciamento de tecnologias); sabendo que a média dos últimos oito anos era de 21 documentos, houve um aumento de 361%.

 

image-2-m18_u34_18032020110916

Rita Costoya, gerente de Transferência de Tecnologia, e Fernanda Ferrari, assessora de contratos, ressaltam dois motivos principais para o alcance desse resultado: a redução considerável dos prazos de elaboração e aprovação dos contratos – anteriormente o tempo era de 3 a 4 meses e hoje é em média de 45 dias; e o interesse cada vez maior dos pesquisadores da Unesp de fazer com que suas invenções cheguem ao mercado, entendendo a importância de oferecer benefícios sociais e financeiros para além dos muros da Universidade.

Além disso, as profissionais destacam que outra estratégia que contribui diretamente para firmar contratos é a participação cada vez maior da AUIN em eventos, feiras, rodadas de negócio e reuniões de inovação, que geram relacionamentos que culminam tanto no fortalecimento da marca Unesp quanto na ampliação do interesse sobre as tecnologias da Universidade. Entre as iniciativas nas quais a AUIN marcou presença em 2019, Rita destaca eventos de diferentes áreas do conhecimento como Farma Meeting, Futurecom, Animal Health, Brazil Leaders, sem contar a participação em Congressos e Comitês da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) e a parceria com instituições de fomento à pesquisa, como o CNPq e a Fapesp.

Além de comemorar os números positivos obtidos em 2019, a equipe da AUIN concentra esforços para otimizar ainda mais os resultados em 2020. Como forma de incentivo aos membros da Unesp, Renan compartilha uma mensagem: “Toda pesquisa tem uma aplicação, por mais que às vezes o pesquisador ache que ela não tem. Se ele estiver na dúvida se isso pode ser registrado e comercializado, é só entrar em contato com a Agência. Temos uma equipe capacitada e processos estruturados para que possamos pensar juntos no desenvolvimento de estratégias para levar as invenções para além da Unesp. O registro de tecnologias é mais acessível do que parece, e quando protegemos a propriedade intelectual podemos viabilizar transferências capazes de trazer melhorias para a sociedade, aproximando ainda mais a universidade do setor produtivo e das pessoas”.

Rita complementa: “É importante que cada pesquisador encare sua pesquisa como um benefício para a sociedade, e que ele tenha disponibilidade para pensar em parcerias”. Além disso, a gerente de transferência de tecnologia destaca que um número cada vez maior de empresas precisa entender que estabelecer conexões com uma Universidade como a Unesp não só é possível, como também é rentável, viável e possui impacto social:  “As organizações precisam acreditar nas Universidades brasileiras, e saber que o desenvolvimento de uma parceria pode ser algo bem mais econômico. Não dá para ter conhecimento sobre tudo, e a inovação aberta existe para unir pesquisas, recursos, competências e resultados. Nós da AUIN valorizamos a cooperação e o movimento integrado. Assim, podemos trazer mudanças e melhorias à vida de todos nós”.

Pesquisadores, gestores de empresas e outros interessados que quiserem saber mais sobre a AUIN e sobre as tecnologias da Unesp podem navegar pelo site da Agência www.auin.unesp.br, enviar um e-mail para auin@unesp.br ou entrar em contato pelo telefone (11) 5627-0696.