AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

Bolsistas da Agência Unesp de Inovação se engajam na Marcha Virtual pela Ciência

07/05/2020
Estudantes compartilham depoimentos e destacam a importância da pesquisa, da inovação e do empreendedorismo 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) organizou um grande movimento digital em prol da valorização das atividades científicas e da tecnologia, envolvendo entidades, instituições, associações, estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados de todo o País nesse intuito – mais informações AQUI

Entendendo a importância dessa causa e a conexão que ela possui com o fomento à Inovação, ao Empreendedorismo e à melhoria na vida de milhões de pessoas, os bolsistas da Agência Unesp de Inovação, que atuam para promover a cultura inovadora e empreendedora nos câmpus por meio do convênio com o Santander Universidades, integraram-se à iniciativa compartilhando diferentes depoimentos. Confira:

 

 

ana-clara-m18_u34_07052020175621

Ana Clara Silva Tomasetti, discente do curso de Engenharia Agronômica, campus de Dracena

"Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos, obedecendo às leis verificadas por métodos experimentais e inovadores. Como bolsista da Agência Unesp de Inovação (AUIN) e discente do curso de Engenharia agronômica, tive a oportunidade durante a graduação de obter conhecimentos sobre uma área antes inédita para mim, fortalecendo os pilares de inovação e empreendedorismo, que possuem relação direta com a ciência. Além disso, me envolvi com projetos de extensão e de pesquisa, tais como a Empresa Júnior e atividades em um dos ambientes de inovação do campus, que me proporcionaram estar em contato frequente com o ato de empreender. Logo, conquistei uma ampla bagagem pessoal e profissional que se amplia a cada dia!"

 

 

barbara-m18_u34_07052020175609

Bárbara Aurélia Gollong, discente do curso de Engenharia de Pesca, campus experimental de Registro

“A ciência é fundamental para a inovação em diferentes áreas. Possuo grande contato com a produção em campo tanto por conta da Empresa Júnior que participo (ECAP Jr.) quanto pelo próprio curso em que estou. Assim, posso ver e sentir na pele o quanto a renovação de pesquisas em diversas frentes do agro e do aquanegócio afetam positivamente as produções, e isso precisa ser valorizado. Quero estar sempre envolvida com esse movimento, incentivando pequenos produtores a se tornarem empreendedores com resultados cada vez melhores”.

 

 

carlos-jaboticabal-m18_u34_07052020174854

Carlos Eduardo Carvalho, discente do curso de Administração, campus de Jaboticabal

“Um vírus, atualmente sem vacinas, com enorme facilidade de propagação, atinge proporções mundiais. Nesse sentido, a ciência assume papel primordial no enfrentamento dessa situação pandêmica. As universidades brasileiras e muitos empreendimentos na vanguarda da inovação do país já estão se mobilizando para essa missão. O apoio a essas iniciativas é fundamental para que cada uma delas possa atingir seus objetivos no combate desta crise”.

 

 

carlos-montoanelli-m18_u34_07052020171549

Carlos Eduardo Gonçalves Montoanelli, discente do curso de Engenharia Industrial Madeireira, campus experimental de Itapeva

“Como bolsista da Agência Unesp de Inovação (AUIN) e pela experiência que tenho, vejo que a ciência no âmbito do empreendedorismo e da inovação possui uma grande importância, pois com ela é possível desenvolver soluções que se diferenciam no mercado, abrindo um leque de oportunidades que geram novas tecnologias, materiais, serviços, diversificando as formas de trabalho e melhorando as existentes. Dessa forma, podemos obter inúmeros benefícios, tais como a geração de renda, a resolução de problemas, o desenvolvimento da economia, o fortalecimento da inclusão, a valorização da cultura e da educação, entre muitos outros”.

 

 

giovanni-m18_u34_07052020171532

Giovanni Biondi, discente do curso de Design Gráfico, campus de Bauru

“A ciência possui grande influência para que se façam transformações e novas descobertas, e ela tem um papel de suma importância na sociedade principalmente em tempos de crise como esse que estamos passando. Assim, temos a responsabilidade de apoiá-la, e eu como bolsista da Agência Unesp de Inovação e discente do curso de Design vejo que iniciativas como a Marcha Virtual pela Ciência são fundamentais para que mais e mais pessoas também possam enxergar e apoiar essa causa”.

 

 

ingrid-m18_u34_07052020171507

Ingrid Fidelis Martins, discente do curso de Administração, campus de Jaboticabal

“A ciência tem papel essencial de criar soluções tecnológicas em diversos setores, a fim de contribuir para problemas presentes na saúde pública, nas indústrias, nas instituições de ensino, nos espaços geográficos, entre tantos outros ambientes. Com a minha experiência em uma Universidade, assumi um compromisso com a ciência, fortalecendo a consciência de que, como discente, tenho o dever de dar devolutivas à sociedade construindo soluções que impactem positivamente a vida e tragam bem-estar à população.  Além disso, como bolsista da Agência Unesp de Inovação (AUIN), vejo que o empreendedorismo e a inovação também são fundamentais para o nosso desenvolvimento, e por isso, trabalho para promover dados, pesquisas, ações e outras iniciativas que contribuam para os ambientes de inovação, promovam o crescimento de redes, e demonstrem a importância fundamental que as Universidades têm no país”.

 

 

joao-monteiro-m18_u34_07052020170926

João Rodrigues Monteiro, discente do curso de Farmácia, campus de Araraquara

“Empreendedorismo, ciência e inovação estão diretamente ligados, e resultados sustentáveis dependem dessa conexão. Como bolsista da Agência Unesp de Inovação (AUIN) e discente do curso de Farmácia, evidencio diariamente a necessidade de um retorno à sociedade de tudo que fazemos. Nada melhor do que empreender para suprir essa necessidade e, para tal, a universidade precisa ser valorizada como um espaço de oportunidades no qual eu e muitas outras pessoas podemos colher experiências, participar de grupos de pesquisa, realizar estudos, envolver-se em ambientes de inovação e, consequentemente, beneficiar a sociedade. Em tempos de pandemia como esse que estamos vivendo, a ciência se reinventa constantemente em inovações empreendedoras em prol de benefícios coletivos, seja com novos fármacos, vacinas, equipamentos de proteção, ou então, na sua forma mais sucinta, na promoção de informações de qualidade. Portanto, ser a favor da ciência e da inovação significa ser a favor da vida”.

 

 

lidia-m18_u34_07052020170706

Lídia Maria de Oliveira Gomes, discente do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, campus de Botucatu

"A ciência e o saber movem o mundo e direcionam evoluções e transformações diárias. A todo momento pesquisadores de diferentes países estão gerando conhecimento e entregando para a sociedade soluções tecnológicas a fim de resolver os principais problemas, seja um medicamento novo ou um serviço personalizado. A ciência, sem sobra de dúvidas, é o melhor caminho que temos para enfrentar os obstáculos que surgem quando menos esperamos. Quando falamos de ciência não há como deixar de falar de inovação, afinal, tudo que é produzido é fruto de uma insatisfação ou de um problema que demanda a construção de algo novo. Como bolsista da AUIN e atuante em vários outros projetos que trazem o empreendedorismo e a inovação como potentes ferramentas de mudança social e econômica, acredito fielmente que vidas são transformadas por essas causas. Problemas como o que estamos enfrentando têm uma saída e precisam de pesquisas para serem resolvidos. A inovação e a ciência importam, mas não acontecem de forma espontânea. Elas são movidas pelo empreendedorismo, pela paixão, pela visão, pelo entusiasmo, e claro, pelo esforço e pelo investimento, e tudo isso permite que ideias se transformem em realidade".

 

 

matheus-m18_u34_07052020170228

Matheus Issao Imamura, discente do curso de Engenharia Biotecnológica, campus de Assis

“A ciência é fundamental como um dos pilares do desenvolvimento de tecnologias inovadoras e empreendedoras. Como bolsista da Agência Unesp de Inovação (AUIN) e discente do curso de Engenharia Biotecnológica, meus horizontes foram ampliados pela oportunidade de poder empreender a partir dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, além das oportunidades de projetos de extensão oferecidas pela instituição de ensino, como o movimento Empresa Júnior, por exemplo, que me proporcionou um contato direto com as inovações, além das demandas do mercado relacionadas à minha área de atuação. Por isso, defendo e valorizo todo o potencial da ciência!”.

 

 

otavio-m18_u34_07052020165232

Otávio Augusto Soares Silva, discente do curso de Administração, campus de Tupã

"Atuando como bolsista da AUIN, cursando Administração e sendo um grande entusiasta de startups, é impossível não perceber a influência da ciência na tomada de decisões e no desenvolvimento de produtos, serviços e processos. Ela possibilita o entendimento de dados, a viabilização de pesquisas, e pauta a criação de soluções que transcendem os limites acadêmicos. Outro ponto interessante a ser destacado é que a ciência é fundamental nas situações de crise, como a pandemia que vivemos atualmente, tanto para preparar-se melhor aos desafios, possibilitar métodos de solucionar problemas, adaptar rotinas e muito mais”.

 

 

stefanie-m18_u34_07052020165214

Stefanie Zacarin Pereira, discente do curso de Física Médica, campus de Botucatu

“Por mais que tentem fugir ou minimizar o impacto da ciência, é impossível. Não se trata apenas de desenvolvimento tecnológico e/ou intelectual. Desenvolver a ciência é também desenvolver a sociedade, obtendo desde respostas para perguntas como “Por que o céu é azul?”, até a cura de uma doença que pode nos tirar a capacidade de ver o azul do céu. É necessário valorizar todos aqueles que nos ajudam a ter respostas, reconhecendo a importância da ciência para que possamos agir com consCiência sempre! Como bolsista da Agência Unesp de Inovação fico lisonjeada em contribuir para as divulgações das pesquisas realizadas na universidade, impactando positivamente a sociedade e até inspirando a elaboração de Políticas Públicas de Inovação”.

 

 

tainah-m18_u34_07052020165153

Tainah Schuindt Ferrari Veras, discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, campus de Bauru

“Fazer ciência e defender o trabalho de pesquisadores de todas as áreas é, essencialmente, ter esperança e lutar em prol de dias melhores, valorizando a vida. Tenho muito orgulho por ser pesquisadora na área de Comunicação, atuar na Agência Unesp de Inovação e trabalhar diariamente para construir e disseminar conhecimentos, soluções, pesquisas, empreendimentos, histórias, reflexões, tecnologias, projetos sociais e melhorias que germinam no ecossistema universitário e resultam em desenvolvimento e em benefícios para a nossa sociedade. É fundamental que um número cada vez maior de pessoas, instituições, empresas e instâncias públicas tome consciência e atue em prol do protagonismo e da relevância da ciência para o país, e, nesse sentido, iniciativas como a Marcha Virtual pela Ciência são fundamentais”.

 

 

victor-zamberlan-m18_u34_07052020164252

Victor Simões Zamberlan, discente do curso de Jornalismo, campus de Bauru

“Realizo o desenvolvimento de projetos e pesquisas voltados para a Mídia, a Inovação e a construção de Novos Modelos de Negócios, além de atuar em um Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade e na Agência Unesp de Inovação. Dessa forma, estou totalmente envolvido com a ciência e defendo muito a causa. A ciência é esclarecedora, potencializa nossas visões e nos atribui repertório. Ela traz benefícios para cada um de nós”.

 

 

Além dessa iniciativa dos bolsistas da AUIN, os membros dos Comitês Unesp Covid-19 e Científico Unesp Covid-19 gravaram mensagens para participar da Marcha Virtual pela Ciência, destacando ainda mais o apoio da Universidade Estadual Paulista, instituição de ensino pública e gratuita, no Pacto pela Vida e pelo Brasil. Acesse o vídeo abaixo e leia a matéria completa AQUI 

Unesp apoia o Pacto pela Vida e pelo Brasil