No Unesp Inova desta semana, falaremos sobre uma descoberta que vai baratear a produção de alimentos na indústria agropecuária. O procedimento utiliza fungos (leveduras) para transformar restos de plantação em alimento apropriado para a nutrição animal.
Essa inovação foi realizada por pesquisadores da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Assis (SP), que descobriram que determinados fungos (leveduras) podem transformar a matéria orgânica, como o bagaço da cana, em nutrientes para gados, porcos e cabras.
O professor Dr. Pedro de Oliva Neto, um dos autores do estudo, explica que os alimentos fibrosos, como o bagaço da cana, têm baixa digestibilidade para os animais ruminantes. Esses alimentos possuem um alto teor de lignina, que prende o carbono na fibra e dificulta a digestão dos animais. Essa dificuldade pode levá-los à desnutrição e até mesmo à morte.
No entanto, as leveduras ajudam os animais a acessar os nutrientes dos alimentos fibrosos. Quando o tratamento biológico com a levedura é realizado, esse material orgânico fica nutricionalmente melhor para o rúmen. As leveduras atacam a fibra para retirar o carbono para se alimentar, aumentando o teor proteico, os nutrientes, vitaminas e os minerais presentes nesses alimentos.
Essa descoberta foi patenteada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com apoio da Agência Unesp de Inovação (AUIN).
Inovações como esta permitem redução de custo e o reaproveitamento de matéria-prima, gerando sustentabilidade e a preservação do meio-ambiente.
Quer ver mais inovações como essa? Siga as nossas redes sociais no link abaixo e não perca nenhuma novidade da AUIN!
https://linktr.ee/auin_unesp