AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

Pesquisadores da Unesp lançam livro sobre Juventude, Empreendedorismo e Inovação como resultado de evento apoiado pela AUIN e pelo Santander Universidades

25/09/2020
A obra, de download gratuito, reúne artigos feitos por membros da comissão organizadora e convidados da primeira edição do EI! (Encontro de Empreendedorismo e Inovação).

 

Autora da matéria: Tainah Veras. 

 

No ano de 2017, uma ideia passou a ganhar forma entre membros do grupo de pesquisa CIG (Comunicação Organizacional, Inovação e Gestão) e do CEU (Centro de Empreendedorismo Universitário), ambos localizados no campus da Unesp de Bauru: realizar um grande evento para conectar a academia, o setor produtivo e a sociedade em torno das temáticas do Empreendedorismo e da Inovação, trazendo às discussões uma visão reflexiva e necessária. Assim surgiu a proposta do EI!, o Encontro de Empreendedorismo e Inovação, apoiado pela Agência Unesp de Inovação e pelo Santander Universidades. 

A primeira edição, realizada em 2018 - https://eiunesp.wordpress.com/ -  reuniu cerca de 700 participantes em 2 dias inteiros de atividades, com palestras, mesas redondas, oficinas, apresentações de trabalhos científicos, discussões, entre outras. As reflexões foram tão valiosas que não poderiam ficar restritas ao evento. Então, os organizadores decidiram organizar um e-book, convidando membros responsáveis pela viabilização do Encontro e convidados que realizaram as atividades para compartilhar estudos e percepções. O resultado pode ser conferido em uma obra de acesso gratuito, que contempla 9 artigos ligados ao tema "Jovens, Empreendedorismo e Inovação: reflexões, desafios e possiiblidades" e traz discussões sobre ambientes inovadores na universidade e no espaço urbano, desenvolvimento de produtos, empreendedorismo LGBTI, conexões entre empreendedorismo e educação, tensionamentos sobre o Empreendedorismo Jovem, entre outros enfoques. 

De acordo com o professor Wagner Valenti, diretor da AUIN responsável pelo prefácio da obra, é uma grande alegria para a Agência Unesp de Inovação apoiar, por meio do convênio com o Santander Universidades, eventos e iniciativas que contribuem para transformar ideias e estudos em impacto positivo para a sociedade, e o e-book é um exemplo disso, pois fomenta a construção de conhecimentos, práticas e oportunidades fundamentais no cenário contemporâneo. 

O material será lançado oficialmente no dia 28/09 na XIV edição do Congresso Abrapcorp, principal evento de Comunicação Organizacional e Relações Públicas do país, e ficará disponível também em uma feira virtual realizada pela ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias) até o dia 01/10 no site: https://www.feirabeu.com.br/cafeabrapcorp . O link apresenta, inclusive, outras obras de autores da Unesp.

Acesse e faça o download do livro "Jovens Empreendedores, Futuros Inovadores" abaixo: