A edição 2025 do HackaUnesp, realizada nos dias 4 e 5 de outubro de 2025 na cidade de São Paulo, se consolidou como mais um desafio para os estudantes. Durante os dois dias, estudantes e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento imaginaram e concretizaram propostas de soluções criativas e viáveis para a pergunta central: “Como criar soluções que fortaleçam e acelerem o licenciamento de tecnologias entre universidades e o setor produtivo?”
Promovido pela Agência Unesp de Inovação (AUIN), em parceria com o Sebrae-SP e a Fundunesp, o evento reuniu equipes de universitários e empreendedores - de São Paulo e Minas Gerais - em uma imersão de dois dias que envolveu ideação, prototipagem e mentorias voltadas à transferência de tecnologia — tema estratégico para aproximar o conhecimento científico do mercado e gerar impacto real na sociedade.
Ao final do segundo dia, os projetos premiados pela Comissão Avaliadora foram:
1º lugar – Louthe (Unesp - Assis)
Consultoria especializada em identificar oportunidades de depósito de tecnologias no mercado produtivo e prospectar empresas interessadas em adquirir patentes ou outras formas de transferência tecnológica. A solução propõe um sistema de qualificação de clientes e conexão entre proprietários intelectuais e empresas, facilitando o processo de licenciamento.
2º lugar – Elétricos da FEB (Unesp - Bauru)
Desenvolvimento de um aplicativo que conecta universidades e pesquisadores a empresas nacionais, com base em demandas reais da indústria. A ferramenta utiliza interesses em inovação e desenvolvimento tecnológico como critérios de correspondência para promover parcerias estratégicas.
3º lugar – Solutech (Unesp - Assis)
Criação de uma plataforma de cooperação entre empresas e academia, com foco em visibilidade de demandas, padronização de processos burocráticos e estímulo à inovação colaborativa. A proposta busca consolidar um ecossistema que integre as necessidades de pesquisa e de mercado.
"O HackaUnesp 2025 reforçou o papel da universidade como agente fundamental na transformação do conhecimento em soluções de impacto econômico e social, o que é peça importante na aproximação e fortalecimento dos conceitos de inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual", destacou o prof. Marcelo Orlandi, Gerente de Empreendedorismo da AUIN.