Por Mayra Fernanda Ferreira | Jornalista Fundunesp
No mais recente ranking divulgado na última semana, o RUF - Ranking Universitário Folha, a Unesp alcançou a 13ª posição no indicador inovação dentre 203 instituições de ensino superior do Brasil. Dentre os indicadores medidos pelo ranking - ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização, a inovação foi o único que apresentou um avanço em relação ao ranking do ano anterior. A Unesp subiu oito colocações entre 2022 e 2023 a partir da avaliação do total de pedidos de patentes e da porcentagem de estudos em parceria com o setor produtivo.
Esse resultado demonstra o investimento em capital humano e em recursos financeiros, realizado pela Agência Unesp de Inovação (Auin) nos últimos quatro anos. O portfólio institucional tem mais de 600 patentes, incluindo os três primeiros cultivares de batata-doce biofortificadas, protegidas pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), mais de 380 contratos de propriedade intelectual e transferência de tecnologias e mais de 370 softwares, desenhos industriais e marcas.
Além disso, os ambientes de inovação se ampliaram nos campi com a construção dos FABLabs e dos Centros de Exposição, Inovação e Cultura (CEICs) e com o apoio às incubadoras, aos Núcleos de Inovação Tecnológicas Locais (NIT’s) e a eventos e competições científicas que têm a inovação e o empreendorismo como foco.
A interlocução com as demandas sociais e dos setores produtivos também cresceu, com convênios para o desenvolvimento de processos e produtos com empresas e com agentes da sociedade civil para resolução de problemas. Do mesmo modo, tais ações intensificam as publicações e as comunicações científicas que são avaliadas pelos rankings.
O ranking internacional Times Higher Education Impact 2024 mostrou que a Unesp, em relação ao ODS 09 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, ocupa a nona posição entre 1.018 instituições de todo o mundo, sendo a primeira dentre as brasileiras pelo segundo ano consecutivo. A Comissão de Rankings da Unesp, a Assessoria de Planejamento Estratégico e o Escritório de Gestão de Dados vêm acompanhando o indicador de inovação nas avaliações nacionais e internacionais e as análises institucionais demonstram o impacto e a evolução que a Unesp tem apresentado nesse critério.