AUIN marca presença no 1º Encontro de Empreendedorismo e Inovação (EI!) da Unesp/Bauru

30/05/2018
Aproximação entre universo acadêmico e setor produtivo foi um dos pilares do evento

O 1º Encontro de Empreendedorismo e Inovação — EI! —, realizado no campus de Bauru entre os dias 23 e 24 de maio reuniu alunos, professores e pesquisadores em seu segundo dia para compartilharem experiências em dois momentos: em oficinas técnicas e em uma grande roda de conversa com instituições públicas e privadas da região.

A programação reuniu entidades como a Agência Unesp Inovação (AUIN), o Sebrae Bauru, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecom) e o Centro de Inovação de Bauru. O momento contou com a presença de diversas empresas juniores e outros projetos de extensão da Unesp.

TV UNESP: Unesp Notícias | AUIN participa do Encontro de Empreendedorismo e Inovação

Conduzindo os trabalhos, o professor Dr. Juliano Maurício, chefe do Laboratório de Estudos em Educação, Tecnologia e Educação Cidadã, abriu os trabalhos da Roda de conversa “Empreendedorismo e Inovação na Universidade”. O intuito foi discutir quais iniciativas dentro da Universidade poderiam contribuir para a formação docente e discente — e como elas conversam com a comunidade. Todas voltadas inteira ou parcialmente à inovação e tangenciando o empreendedorismo.

O Professor Dr. Guilherme Wolff, representante da AUIN, explicou aos presentes as atribuições da Agência e os novos direcionamentos de trabalho. Agora, além de cuidar das patentes e da proteção do conhecimento e tecnologia, o foco será fomentar a pesquisa aplicada e inovadora na Universidade e, também, estimular o empreendedorismo nas diversas áreas de atuação da academia.

O Campus de Bauru anunciou recentemente a criação do  Centro de Inovação Tecnológica. O espaço, concebido e estruturado em cooperação entre a Unesp, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda da cidade de Bauru e, também, de parceiros estratégicos como o SEBRAE.

Aline Fogolin, secretária de Desenvolvimento de Bauru, trouxe à plenária uma reflexão sobre a importância do Micro Empresário Individual e do Micro Empresário na economia local. Além disso, comentando sobre o apoio ao Centro de Inovação, traçou possíveis panoramas para a união do poder público com as iniciativas de inovação das universidades.

O Professor Dr. Marcelo Carbone, um dos responsáveis pelo trabalho do Centro, lembrou o histórico de atuação da Universidade, sobretudo em Bauru, para incentivar e apoiar as atividade de empreendedorismo. Carbone, diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, atuou diretamente com as Empresas Juniores do campus de Bauru onde pôde entender as formas de trabalho dentro das áreas de atuação.

As empresas juniores tiveram um espaço de dois minutos e meio, cada, para apresentarem em pitch seu modelo de negócios e seus produtos. Os convidados da mesa, inclusive o representante do SEBRAE, sr. Wilson Nishimura, e a Professora Dra. Vera Lúcia Capellini, vice-diretora da Faculdade de Ciências do campus de Bauru, deram um feedback às empresas para apontar pontos de melhoria e desenvolvimento, alinhados com as diretrizes do mercado.

A mesa suscitou, ainda, reflexões sobre como os jovens se comportam frente ao empreendedorismo e quais os impactos das empresas no Brasil. Com a pergunta “a educação pode empreender?” a Professora Vera finalizou os trabalhos afirmando que é necessário repensar nossa relação com a comunidade e cada vez mais fazer com a comunidade e não sobre ela. O Ei, é organizado pelo CIG (Grupo de Estudos em Comunicação, Inovação e Gestão) e pelo CEU (Centro de Empreendedorismo Universitário).

Texto por: Luis Felipe Silva, bolsista de Empreendedorismo e Inovação/ AUIN