AUIN lança "Vitrine de Inovações"em sua plataforma

13/08/2018
Pesquisadores e empresas poderão conferir as tecnologias que a Unesp produz

Confira a página agora!

www.auin.unesp.br/tecnologias/

No mês de julho, foi lançada na plataforma da AUIN a versão inicial da “Vitrine de Inovações” que reúne as tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores da Unesp e pesquisadores parceiros.

Trata-se de um espaço de informação que torna público e acessível as produções industriais da UNESP com potencial comercial e que propõem soluções a problemas da sociedade. Elas também são chamadas de invenções e passam por um processo de cadastramento para proteção até serem lançadas na plataforma.

Processo de cadastramento

Esse processo é dividido em dois momentos. O primeiro se refere aos procedimentos de responsabilidade da AUIN que analisa a comunicação de invenção feita pelo pesquisador por meio do sistema associado à plataforma. Essa análise dura em média um período de 6 meses e requer um trabalho de equipe minucioso por parte da AUIN.

Em seguida, o segundo momento, diz respeito aos trâmites necessários junto a Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI, responsável pela concessão de direitos da invenção ou, no caso de cultivares, o processo é feito junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o MAPA.

Proteger a invenção é importante, pois impede que terceiros possam produzi-la, comercializá-la ou tateá-la de maneira indevida. Divulgação das tecnologias A divulgação dessas tecnologias da Unesp é muito importante para atrair empresas ou outros parceiros que desejem explorar a tecnologia.

Vitrine, inovação constante

A “Vitrine de Inovações” foi lançada para se alinhar e acelerar a proposta de transferir o conhecimento gerado no âmbito acadêmico para produtos e serviços que beneficiem a sociedade. A ideia é que não só a comunidade científica tenha conhecimento das tecnologias que são produzidas pela Unesp, mas também que empresas e outras organizações possam se interessar, colocá-las em uso e promover o aproveitamento do conhecimento que pode ou não ter cunho econômico. Isso também permite que estudantes e jovens pesquisadores se conectem com as oportunidades de trabalho e se aproximem do empreendedorismo e da inovação crescente em âmbito estadual e nacional.

Para conhecer as tecnologias já cadastradas na plataforma, é necessário acessar a aba e deslizar para conhecê-las. Ou acessá-las aqui. O conteúdo de cada uma delas abrange:

• o problema que motivaram seu desenvolvimento
  • as possíveis soluções que propõem; os níveis de desenvolvimento (se estão em fase de laboratório ou protótipo, por exemplo);
  • as informações gerais como data de depósito; código e número de registro e os nomes dos inventores responsáveis pelo desenvolvimento.

Além disso, as tecnologias são classificadas segundo as categorias de padrão internacional Agropecuária e Saúde Animal; Alimentos; Biotecnologia; Energia Engenharia e Instrumentação; Meio Ambiente; Novos Materiais; Política Pública; Saúde Humana; Tecnologia Assistida; Tecnologia da Informação

A AUIN ressalta que elas têm sido cadastradas pouco a pouco por que não há condições de elaborar o material e cadastrar todas as mais de 600 tecnologias do nosso portfólio de imediato. A agência também mantém sua participação em feiras, congressos e eventos em geral para divulgar suas tecnologias às empresas e apresentar o portfólio das invenções. Além disso, um programa de cooperação com os parques tecnológicos do Estado de São Paulo está sendo implementado, que inclui a realização de rodadas de negócios. Nestas, as tecnologias são apresentadas às empresas. Com a nova plataforma, essa tarefa será facilitada, pois o acesso às invenções se tornou mais abrangente e prático.

Veja a seguir o depoimento do Prof. Guilherme Wolff, assessor da AUIN, sobre o lançamento da Vitrine de Inovações.