Articulação dos ambientes de inovação da Unesp é tema do Pré-Conecta

17/09/2018
Evento apresentou espaços físicos de inovação que estão sendo estruturados na universidade

No dia 11 de setembro de 2018, a AUIN em parceria com o Escritório de Inovação e Tecnologia do IB – (IBIT) da Unesp/Botucatu, promoveu o evento Pré-Conecta, um encontro com representantes dos ambientes de inovação e incubadoras que fomentam o empreendedorismo na Unesp. O encontro teve dois objetivos principais: 1) apresentar como foi estruturado o espaço de inovação na unidade universitária dos presentes, descrevendo como está o processo, caso ele ainda não tenha sido concluído ou iniciado e 2) apontar os desafios e o impacto positivo de ações desenvolvidas, bem como as possíveis metas que podem ser realizadas em conjunto pelos espaços de inovação e incubadoras.

Estiveram presentes os seguintes institutos da Unesp: Instituto de Biociências de Botucatu; Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal; Faculdade de Medicina de Botucatu; Unesp Registro; Faculdade de Ciências e Letras de Assis; Faculdade de Ciências Agrárias de Botucatu; Faculdade de Engenharia de ilha Solteira; Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba; Faculdade de Engenharia de Bauru e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu.

Os assuntos debatidos incluiram como determinar os espaços físicos para estruturação dos ambientes de inovação; o desafio de recursos; os cursos e disciplinas de empreendedorismo; normatização do funcionamento dos espaços; apoio da Agência Unesp de Inovação e a importância da criação de uma Rede Unesp de Empreendedorismo e Inovação para articular as iniciativas e incentivar a cultura empreendedora e inovadora dentro da Unesp.

O intuito da rede é preparar a comunidade universitária para atuar em um mundo global altamente complexo, dinâmico e competitivo que demanda criatividade, inovação e empreendedorismo. Essa ideia é, inclusive, direcionada pelo programa “Promover a Cultura do Empreendedorismo e Inovação na Unesp”, do Convênio/Unesp Santander.

Para o professor Guilherme Wolff Bueno, assessor da AUIN, o fomento de ambientes propícios à inovação e ao empreendedorismo na universidade permitirá que alunos, professores e funcionários possam se integrar, cada vez mais, com as demandas da sociedade e do mercado de trabalho proporcionando uma troca de experiências e novas parcerias. "Inspirar e conectar estes atores são os principais objetivos da rede que estamos criando na Unesp", comenta o professor.

Muitas atividades desta natureza já vêm sendo desenvolvidas no ecossistema da Unesp, mas devido a capilaridade e a distância das unidades acadêmicas, muitos eventos e atores ficam desconhecidos. A iniciativa da Rede Unesp de Empreendedorismo e Inovação busca minimizar esse problema junto aos ambientes inovativos. "A parceria com o Santander Universidades vem apoiando e permitindo que a Auin possa promover estas atividades que iremos intensificar nos próximos anos", finaliza Wolff.

Ações nos institutos da Unesp

Cada docente presente teve a chance de expor os desafios do ambiente de inovação de sua unidade em formato de pitch, por cinco minutos. Todos puderam apresentar e tirar dúvidas. Entre os pontos semelhantes das apresentações, destaca-se a necessidade de integrar o universo empreendedor com o ambiente de ensino.

"Nós precisamos respirar o empreendedorismo, não para montar só um negócio, mas para que ele [aluno] entre em uma empresa e possa observá-la com o olhar empreendedor", ressaltou a professora Cynthia Ludovico, da FMZV, durante sua apresentação. Além disso, a união das diferentes instâncias acadêmicas também convergiu entre as exposições. "Estamos com uma proposta de escritório, para juntar organizações estudantis, professores que trabalham com isso e fazer com que essas pessoas idealizem juntas e criem soluções" descreveu o professor Darío Palmieri, da Unesp de Assis, ao comentar da proposta de ambiente de inovação em seu campus.

Os ambientes de inovação também surgem para serem interligados com outras iniciativas de empreendedorismo que gerem impactos positivos para o ecossistema local. De acordo com a professora Luciana Fleuri, no IBIT todos os integrantes fazem parte do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI) que é ligado ao Parque Tecnológico de Botucatu. "Esse núcleo engloba tanto as universidades estaduais como as universidades particulares e diversos setores do município de Botucatu. Nele, são traçadas metas que se voltam para cidade de maneira geral", explica Fleuri.

Papel da AUIN

A Agência Unesp de Inovação pretende colaborar com a articulação desses espaços de inovação por meio da plataforma online da agência. A ideia é mapear os ambientes de inovação, bem como empresas juniores, disciplinas de empreendedorismo, startups e incubadoras nascentes e incluir todos os dados na plataforma para que possam ser consultados por qualquer pessoa, incluindo empresas que possam se interessar pelas produções tecnológicas e científicas da universidade.

O Pré-conecta antecede o "Conecta Unesp" que será realizado no primeiro semestre de 2019 com objetivo de conectar alunos,

docentes e empresas com as crescentes iniciativas de empreendedorismo e inovação que fazem as áreas de atuação profissional serem cada vez mais desafiadoras.