AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

Unesp disponibiliza plataforma internacional para busca e análise de patentes

25/03/2020
Lançamento do portal Orbit Intelligence foi antecipado a fim de contribuir com as pesquisas realizadas na Unesp mesmo durante o período de isolamento social

Nesse momento em que a pandemia causada pelo COVID-19 precisa ser contida, a maior preocupação da universidade e de seus gestores é enfrentar os problemas causados por esse fato, buscando otimizar ao máximo o dia a dia da comunidade.

Diante disso, foi realizada a antecipação do lançamento do acesso à Orbit Intelligence, que, atualmente, é uma das mais reconhecidas plataformas internacionais para busca e análise estratégica de informações contidas em patentes.

O acesso a tal plataforma foi adquirido em uma ação conjunta envolvendo a Agência Unesp de Inovação (AUIN), a Pró-reitoria de Pesquisa (PROPE), a Pró-reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e a Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB). Por conta desse recurso, os membros da universidade poderão executar ações como: identificar potenciais parceiros para projetos de Pesquisa & Desenvolvimento; fazer a análise de panoramas tecnológicos; realizar estudos de patenteabilidade, entre outras possibilidades.

Um dos grandes diferenciais da Orbit Intelligence é a cobertura geográfica – são cerca de 100 países que podem ser mapeados. Essa cobertura, associada a ferramentas avançadas de busca, permite analisar grandes conjuntos de informações e possibilita aos usuários não só resultados mais abrangentes, mas principalmente a visualização de cenários que vão muito além de documentos individuais.  

Renan Padron, gerente de Propriedade Intelectual da AUIN, explica: “O Orbit integra diferentes bases tecnológicas do mundo, e, com isso, os pesquisadores poderão mapear a área de conhecimento deles para além de uma perspectiva apenas científica. Isso é importante porque muitas informações que hoje estão disponíveis nas documentações das patentes, com foco mercadológico, ainda não são citadas em papers . O acesso a tais informações tecnológicas pelo Orbit vai permitir não apenas ter um levantamento das patentes existentes, mas também projetar cenários, identificando, por exemplo, quem são os maiores depositantes em uma área específica, quais são as patentes disponíveis em determinada localização, entre outros dados. Com isso, os membros da Unesp poderão ter ainda mais subsídios para projetar suas pesquisas de forma estratégica, entendendo demandas, tendências e nichos especiais do mercado, de maneira que os resultados dessas pesquisas sejam cada vez mais úteis e relevantes à comunidade”.  

Todos os professores, alunos, pesquisadores e membros da Unesp, com e-mail ativo no domínio “@unesp.br” podem utilizar o sistema a partir do computador ou do celular conectado à rede da universidade (diretamente ou por VPN) . O arquivo “Orbit Intelligence – Primeiros passos Unesp” tem um passo a passo para a criação da senha de acesso. 

Por sua vez, uma breve apresentação sobre o Orbit e suas aplicações práticas pode ser vista no vídeo abaixo, bem como a obtenção de informações adicionais disponíveis nos PDFs a seguir.

Questões sobre o processo de cadastramento, o acesso e o treinamento inicial para utilizar o sistema podem ser encaminhadas para o endereço questel@axonal.com.br

Questel Orbit Intelligence - Visão Geral Sobre o Sistema