Alunos da Unesp desenvolvem inovação para apoiar desempregadas durante a pandemia

30/06/2020
Projeto conquistou o primeiro lugar no Desafio USP COVID-19

Um grupo de universitários contendo dois estudantes da Unesp de Bauru - Rebecca Crepaldi e Giovanni Biondi - ganhou o primeiro lugar na maratona tecnológica “Desafio USP COVID-19”.

Rebecca é estudante de Jornalismo, já fez parte do movimento Empresa Júnior, e foi selecionada em 2019, por meio de um edital feito pelo Santander Universidades em parceria com a Agência Unesp de Inovação e a Assessoria de Relações Externas da Unesp,  para realizar um curso intensivo de empreendedorismo na Babson College, instituição internacionalmente reconhecida na área.

2-m18_u34_30062020161859

Discente Rebecca Crepaldi

Por sua vez, Giovanni é aluno do curso de Design, bolsista de graduação da AUIN por meio do convênio com o Santander Universidades, e também é bastante articulado em iniciativas de empreendedorismo e inovação, tendo conquistado outros prêmios como a primeira colocação na competição “Jovens Inovadores Sicredi”.

3-m18_u34_30062020161850

Discente Giovanni Biondi

Conscientes dos problemas socioeconômicos acarretados pela pandemia, tais  como o desemprego e o aumento da violência doméstica, os alunos criaram o “Appadoca”,  solução que ajuda as mulheres a se capacitarem e a viabilizarem uma fonte de renda com a venda online de produtos de padaria.

O concurso

Realizado entre os dias 21 e 24 de maio, o desafio teve o objetivo de estimular a criação de soluções para resolver problemas gerados pela crise do novo coronavírus.

Ao todo, o evento recebeu 890 inscrições e, dessas, 100 alunos foram selecionados para participar da maratona. Os estudantes, então, foram divididos em categorias com diferentes temáticas:

• Desafio 1: “Aprimorar a educação a distância”;

• Desafio 2: “Manter diferentes negócios B2C presenciais operando em época de quarentena”;

• Desafio 3: “Ajudar pessoas atingidas pelo desemprego conjuntural a gerar renda em meio a quarentena”;

• Desafio 4: “Propor novos produtos para a melhoria da saúde e bem-estar coletivo durante e após a quarentena”;

• Desafio 5: “Proporcionar a manutenção da saúde mental durante o isolamento”

4-m18_u34_30062020161836

Etapas do Desafio USP Covid-19

Ao longo da imersão, os alunos participaram de palestras e mentorias para desenvolverem e entregarem os projetos. Ao final, cada equipe apresentou seu pitch e os vencedores foram anunciados.

Appadoca

Engajados no Desafio três, sobre desemprego, os estudantes da Unesp de Bauru Rebecca e Giovanni, juntamente com mais 3 alunos da USP de São Carlos, criaram o Appadoca.

5-m18_u34_30062020161804

Ilustração do site Appadoca

O projeto integra duas plataformas: um site e um aplicativo.

O site capacita mulheres desempregadas a cozinharem produtos que costumam ser comercializados em padarias (como pães e bolos), além de auxiliá-las a calcularem os gastos de produção e de contar com um acervo de receitas, instruções e vídeos para dar mais autonomia às  participantes.

6-m18_u34_30062020161740

Ilustração do aplicativo Appadoca

Por sua vez, o aplicativo irá servir como uma plataforma marketplace, reunindo os diversos alimentos a serem comercializados em um só lugar, facilitando assim a procura e a venda através do delivery a fim de gerar  uma nova fonte de renda para essas produtoras.

Escolha do público

“Optamos por trabalhar com mulheres porque elas são um público muito atingido pela pandemia. Segundo nossas pesquisas, a taxa de desemprego da população feminina é 39,4% superior à dos homens, o que foi um dos motivos da nossa escolha”, explica a estudante Rebecca.

Ainda segundo a aluna, o número de denúncias de violência doméstica para o 180 aumentou em 30% durante a quarentena. “Ela [a violência] está intimamente ligada à dependência financeira, então queremos ajudar nessa parte também”, completa.

Esses e outros detalhes sobre a escolha do público podem ser conferidos no vídeo que Rebecca realizou para o boletim da TV Unesp:

Plantão Unesp Covid feito pela TV Unesp: informações gerais sobre Appadoca.

Processo

Além da obtenção desses dados, a equipe realizou uma pesquisa com 429 usuários de aplicativos de delivery e descobriu que as pessoas sentem falta de comidas no estilo padaria.

Para testar a ideia, o grupo decidiu criar um Instagram e fechar uma parceria com duas produtoras que já faziam alimentos para encomenda. Com apenas 2 posts mostrando as comidas disponíveis, os estudantes conseguiram fechar 3 vendas e validar que existe demanda, fortalecendo a viabilidade e o potencial inovador da solução.

Próximos passos

Como prêmio no Desafio, o Appadoca recebeu uma aceleração do StartupLab promovido pelo Núcleo de Empreendedorismo USP (NEU) , além da participação o programa intensivo Samsung Ocean, e de cursos online disponibilizados pela plataforma Alura.

Vale ressaltar que o projeto ainda está em desenvolvimento e logo ficará disponível para download em plataformas como Android e iOS.  Por enquanto, é possível conferir atualizações pelos perfis criados no Facebook e no Instagram.

Clique AQUI e confira a matéria feita pelo G1 de São Carlos que destaca a criação do aplicativo.

Autor da matéria: Giovanni Biondi.