AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

Unesp Conecta 2020 integra participantes das cinco regiões do país em edição on-line

07/07/2020
Evento viabilizou conteúdos sobre Empreendedorismo, Inovação e Empoderamento, e a Comissão Organizadora prepara uma ferramenta exclusiva envolvendo esses temas
logo-uc-png2-m18_u41_07072020142453_alta

Nas manhãs dos dias 29 e 30 de junho participantes de diferentes áreas do conhecimento se uniram de maneira virtual a fim de ampliar aprendizados, debates e reflexões necessários ao surgimento de inovações, ao desenvolvimento de negócios, à comunicação de ideias e ao fortalecimento da equidade e do impacto positivo entre empreendedoras e empreendedores. Essas discussões foram viabilizadas na segunda edição do Unesp Conecta, evento realizado pelo Escritório de Inovação e Tecnologia do Instituto de Biociências – IBIT, pela IBB Júnior, e pela Agência Unesp de Inovação – AUIN, com patrocínio do Santander Universidades e apoio técnico da Central de Eventos do IBB e da Agência de Divulgação Científica da unidade para a viabilização do formato on-line da iniciativa.

Esse ano o Unesp conecta trouxe como tema “Reflexões sobre Inovação, Empoderamento e Empreendedorismo”, contou com 390 inscrições e mais de 1.000 visualizações após o segundo dia do evento. O encontro conectou virtualmente graduandos, pós-graduandos, professores, pesquisadores e outros interessados na área de empreendedorismo e inovação das regiões Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, além de pesquisadores de outros países da América Latina.

O primeiro dia foi marcado por um debate sobre Empreendedorismo e Empoderamento feminino com uma mesa-redonda composta por Gabriela Chaves (NoFront), Samara Louzada (Roche) e Paulo Otávio (Holis). Na ocasião, foram apresentados e discutidos dados relacionados à mulher no mercado de trabalho e às lutas históricas enfrentadas por essa parcela da população, caminhos para praticar a comunicação não-violenta, estratégias de educação financeira acessíveis e expectativas para o contexto futuro, e todos os convidados ressaltaram a necessidade de cada cidadão se posicionar como agente da mudança.

whatsapp-image-2020-07-07-at-14-m18_u41_07072020142312_alta

Roda de Conversa sobre Empreendedorismo e Empoderamento Feminino

O segundo dia contou inicialmente com uma palestra sobre “Canvas” de Gustavo Moreira (Cargill), que motivou os participantes a reverem seus modelos de negócio/projeto, construir projetos mais claros e entender a necessidade constante de evolução. Em seguida, Luciane Somera (Cebrac) abordou a intersecção entre negócios, pessoas e tecnologia para promover inovação, através do “Design Thinking”. A palestrante mencionou o quão importante é “re-olhar” para fomentar aprendizados no dia a dia, e destacou: “Todos temos condições de observar o mundo e achar soluções. Seja o melhor que sua humanidade permitir, assim será genial!”. Em seguida, Tainah Veras da AUIN trouxe dicas sobre a estruturação de um “Pitch”, enfocando pontos relevantes para a elaboração e a comunicação de mensagens envolventes e persuasivas que destaquem, de maneira argumentativa, problemas, diferenciais e soluções de um projeto.

whatsapp-image-2020-07-07-at-14-m18_u41_07072020142208_alta

Palestra sobre Canvas com Gustavo Moreira

whatsapp-image-2020-07-07-at-14-m18_u41_07072020141217_alta

Palestra sobre Design Thinking com Luciane Somera

No encerramento, Luciana Fleuri (coordenadora geral do evento) anunciou que o Unesp Conecta foi dividido em duas ações: a primeira foi realizada nos dias 29 e 30 de junho, e a segunda prevê a construção de um e-book sobre reflexões e conexões abordando relações não óbvias, palavras silenciadas e possibilidades pouco visíveis sobre inovação e empreendedorismo ligadas a quatro pilares: Erro, Medo, Exclusão e Dúvida.

whatsapp-image-2020-07-07-at-14-m18_u41_07072020140851_alta

Encerramento do Evento

Dário Abel Palmieri, docente e diretor da Faculdade de Ciências e Letras de Assis – Unesp, participou do evento, parabenizou todos da comissão organizadora e externou a admiração pelos trabalhos do IBIT e da AUIN.

Paula Chiachia, pós-graduanda em Bioprocessos e Biotecnologia, também assistiu às atividades e destacou: “Participar do evento UNESP Conecta 2020 no formato on-line me fez refletir ainda mais como podemos nos conectar mesmo que fisicamente distantes. O alinhamento das temáticas com as falas muito bem embasadas e envolventes dos participantes, com certeza, auxiliaram a enriquecer exponencialmente os conhecimentos técnicos abordados, além de aprimorar noções básicas e aprofundadas de responsabilidade social e empoderamento. Só tenho a agradecer a toda equipe organizadora pela oportunidade de estabelecer mais contatos com pessoas ilustres! O sucesso foi garantido e irá repercutir incessantemente!" 

Larissa Vendramini, graduanda e integrante da Liga Universitária de Empreendedorismo de Botucatu, relatou que o Unesp Conecta foi uma experiência muito interessante e o fato de ser on-line não prejudicou em nada o desenvolvimento do evento, que teve uma qualidade excelente. “Nada como tempos de crise para nos fazerem pensar em alternativas para inovar, fazendo ações para obter resultados surpreendentes. Gostaria de agradecer especialmente a oportunidade de assistir à mesa redonda do primeiro dia do evento, os participantes falaram de maneira tão clara e inspiradora que não queria que acabasse. As sugestões de livros também foram ótimas. Adorei tudo, parabéns à organização e aos palestrantes pelo evento.”

Segundo Gustavo Moreira da Cargill, o tema abordado no evento é muito relevante, e vem ao encontro de um dos principais desafios das corporações: a busca por uma maior participação feminina em seu quadro de colaboradores e em funções de liderança. “Para mim foi uma mensagem muito clara de que cada vez mais a sociedade irá pressionar as empresas a se posicionarem a respeito e com ações reais para uma maior igualdade de gênero. Para os alunos já pode ser um fator de escolha no momento da busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, como em programas de estágio e trainee, além de uma problemática a ser considerada na estruturação de negócios.” Para Gustavo, as apresentações do segundo dia, devido às interações e aos contatos pós-evento, também foram muito proveitosas, pois temáticas como “Canvas”, “Design Thinking” e “Pitching” ainda são novidade para muitos participantes e possibilitam oportunidades de aplicação em diversos setores, instituições, negócios e projetos. Segundo o palestrante “O evento on-line trouxe alguns desafios como a adaptação da apresentação e da ferramenta, mas por outro lado permitiu que os conteúdos chegassem a mais pessoas, com uma interação muito bacana. Recebi diversas mensagens pelas redes sociais a respeito do “Canvas”, o que demonstra que a adaptação ao formato digital foi um sucesso.”

Ganhando ainda mais força em seu objetivo de promover conexões, os realizadores, apoiadores e patrocinadores do evento superaram as expectativas dos participantes na segunda edição do Unesp Conecta, e em breve a comissão trará novidades sobre a continuidade da iniciativa.

De acordo com o professor Guilherme Wolff, assessor da AUIN, iniciativas como essa demonstram o protagonismo da Unesp como uma universidade integradora, agregadora, reflexiva, que trabalha a todo momento para aproximar professores e alunos da sociedade e para transformar ideias em oportunidades de mudança e desenvolvimento.

As atividades realizadas no evento estão disponíveis gratuitamente para serem assistidas no Youtube, confira:

 

 

Primeiro dia do Unesp Conecta 2020

 

 

Segundo dia do Unesp Conecta 2020

 

 

 

Autora: Stefanie Zacarin Pereira.