AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

AUIN lança e-book inédito sobre empreendedorismo e empresas filhas da Unesp

25/12/2020
Material gratuito apresenta informações sobre as ações empreendedoras ligadas aos diferentes câmpus da universidade

O eixo de Empreendedorismo da Agência Unesp de Inovação foi criado em 2017, e depois de 4 anos colhe diversos frutos. 

Conheça mais sobre esse eixo: 

Painel de ações de empreendedorismo da Unesp

Saiba mais em: https://auin.unesp.br/empreendedorismo/

 

Após uma intensa trajetória para buscar, conectar e dar visibilidade a inúmeras ações empreendedoras e inovadoras da Universidade, entre eventos, ambientes de inovação, disciplinas, conteúdos, empresas filhas e muito mais, a AUIN lança com exclusividade um material online para demonstrar toda a potência desse eixo. 

A obra, organizada por Wagner Cotroni Valenti, Guilherme Wolff Bueno e Tainah Veras, tem mais de 150 páginas dedicadas ao tema, contendo informações, números, cases de 15 empresas filhas da Unesp, depoimentos de múltiplos atores empreendedores da Universidade entre alunos, professores e fundadores de organizações, além de insights importantes para quem deseja construir ou já está trilhando uma trajetória empreendedora. 

Alguns empreendedores e empreendedoras que participaram do material compartilham um pouco sobre a relevância da Universidade para sua trajetória no vídeo abaixo:

Depoimentos de empresas filhas da Unesp

Empreendedores formados na Uneso compartilham a importância da Universidade para a trajetória que desenvolveram

O mapeamento de empresas filhas da Unesp possibilitou encontrar mais de 1300 negócios. Dentre esses, mais de 300 responderam a uma pesquisa e autorizaram a divulgação do logo e a consolidação do impacto gerado na economia e na sociedade. Com isso, foi possível chegar à estatística de que somente essas 300 empresas já movimentam mais de 2,5 bilhões ao ano, valor muito próximo ao que é anualmente direcionado pelo Estado para custear as despesas da Universidade Estadual Paulista. Além disso, elas empregam cerca de 10.000 pessoas, e possuem suas atividades espalhadas pelo estado de São Paulo, pelo Brasil e pelo mundo. 

O vídeo abaixo destaca esses números, confira: 

 
Empresas filhas da Unesp

 

Veja informações gerais sobre as empresas filhas catalogadas AQUI 

O reitor da Unesp (gestão 2017-2020), professor doutor Sandro Roberto Valentini, pontua: "Nos últimos anos, a Unesp concentrou seus esforços para promover um ambiente permeado por parcerias e incentivos à ação inovadora e emrpeendedora. Assim, fortaleceu-se a preocupação com uma formação mais humanística, voltada à consolidação de soluções para os problemas da atualidade, à contribuição da inovação inclusiva para o crescimento econômico, bem como ao combate à pobreza, à busca do bem-estar social e ao crescimento de oportunidades de desenvolvimento, renda e aprimoramento. Esse e-book é um reflexo dessa preocupação, além de motivo de grande orgulho para toda a comunidade Unespiana e a sociedade contemporânea". 

O professor doutor Wagner Cotroni Valenti, diretor da AUIN na gestão 2017-2020, complementa: "Fico imensamente feliz por ter visto o nascimento do eixo de Empreendedorismo na Agência Unesp de Inovação e os resultados positivos que ele gerou entre a comunidade da nossa Instituição e as empresas filhas da Unesp. É uma alegria muito grande compartilhar uma obra que demonstra um pouco desses resultados, dando visibilidade ao protagonismo de diferentes atores para o desenvolvimento local, regional, nacional, e mesmo internacional".

Você pode saber mais sobre a Agência Unesp de Inovação no vídeo abaixo:

 
Conheça a Agência Unesp de Inovação

O professor doutor Guilherme Wolff Bueno, assessor da AUIN e líder do eixo de Empreendedorismo na gestão 2017-2020, destaca: "O eixo de Empreendedorismo surgiu para mapear, divulgar e conectar diferentes iniciativas, ambientes, mecanismos e organizações que buscam melhorias tão necessárias para o nosso contexto. Espero realmente que esse e-book inédito seja uma fonte de pesquisa e de inspiração para fortalecer todo o ecossistema de inovação e empreendedorismo da nossa Universidade".

Tainah Veras, coordenadora da campanha de busca, validação e visibilidade das empresas filhas da Unesp e atuante na Comunicação da AUIN, comemora: "Sinto um orgulho imenso e uma alegria enorme por contribuir para lançar luz a diversas pessoas que trilham uma trajetória empreendedora e inovadora a partir de sua experiência na Unesp, construindo histórias incríveis e impactando positivamente a sociedade. Desejo profundamente que a leitura desse material seja tão prazerosa e encantadora quanto o processo de conexão estabelecido com as diversas empresas filhas da nossa Universidade Estadual Paulista". 

ACESSE ABAIXO O MATERIAL GRATUITO E COMPARTILHE COM SUA REDE ! 

E-book de Empreendedorismo da Unesp

 

 Autoria da matéria: Tainah Veras.