AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

Empresa filha da Unesp obtém destaque nacional com Consultoria Linguística

10/03/2021
Empreendedor Daniel Rodrigues se formou na Unesp de São José do Rio Preto e movimenta o ecossistema de empreendedorismo na área da educação

É muito comum associar a inovação a uma atividade majoritariamente disruptiva, e conhecemos diversos casos de pessoas inovadoras nas áreas de exatas e biológicas. Contudo, é fundamental entender esse conceito com toda a pluralidade que ele demanda.

Nesse sentido, a CCLi Consultoria Linguística, empresa filha da Unesp, pode ser citada como um dos exemplos que vem se destacando no contexto de humanidades, atuando no mercado de consultoria com ênfase em idiomas. Há 16 anos a empresa fundada por Daniel Rodrigues traz uma metodologia desenvolvida por ele durante seu mestrado na Universidade Estadual Paulista. 

Daniel fez bacharelado em Letras com habilitação em Tradutor pela Unesp de São José do Rio Preto e  conta que ingressou na universidade em 1995, aos 16 anos.  Vindo de uma família humilde, Daniel realizou seu sonho de cursar o ensino superior e relembra momentos marcantes, como a sua aprovação na universidade e a passagem pelo Centro Acadêmico de Tradução (CATRA), onde participou da sua reestruturação. Daniel foi muito ativo durante sua graduação, e conta que ganhou o prêmio de honra ao mérito, sendo eleito o melhor aluno de sua turma.

A experiência com a Unesp não parou na graduação; ele foi aluno de mestrado e conta que sua fonte de inspiração na decisão de empreender foi a vontade de colocar em prática aquilo que desenvolveu - a ideia de trazer para o mundo real o que era apenas acadêmico deu vida à empresa. Daniel destaca: “Meu mestrado me permitiu mergulhar nas questões de aquisição de linguagem, de estratégias de aprendizagem e de metodologias de ensino de idiomas; a partir disso eu desenvolvi uma metodologia exclusiva de consultoria linguística”. 

A empresa CCLi Consultoria Linguística começou em um escritório bem pequeno, e depois de apenas um ano teve que mudar de sede diante do seu crescimento. Hoje a empresa localizada em São José do Rio Preto tem um escritório que conta com mais de 1000 metros quadrados.

Daniel exalta que a empresa foi se desenvolvendo para ser referência, oferecendo serviços de excelência pautados na inovação. Esse tipo de gestão viabilizou várias premiações como : Prêmio Jovem Empreendedor da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Preto); Prêmio Expoentes; Prêmio MPE Brasil na etapa estadual nas categorias de inovação, educação e responsabilidade social; e Prêmio Nacional de Inovação (PNI) recebido em 2019. Além disso, a empresa também obteve destaque no ranking Great Place to Work, sendo uma das melhores pequenas empresas do estado de São Paulo para se trabalhar. 

Daniel ressalta que sua experiência com a CCLi permitiu que ele começasse a atuar em novos mercados por meio de novas empresas. Hoje ele é sócio de outros negócios no ramo da educação, como: STB Rio Preto, que trabalha com cursos no exterior; CEGENTE EDUCAÇÃO CORPORATIVA; APTITUDE (escola de comunicação oral); PERSONAL EDUCA (escola de pré vestibular); LEITURA VELOZ, que ajuda pessoas a lerem com qualidade e profundidade; mais recentemente, ele também fundou o PÓLEN HUB.

O PÓLEN HUB surgiu da  vontade de criar uma iniciativa que pudesse ser uma protagonista no ecossistema de inovação local. Ele optou por focar no segmento de educação e convidou os seus sócios das outras empresas para ajudar no primeiro passo do hub, que seria a articulação de uma comunidade. Essa comunidade começou a ser desenhada em outubro de 2020 e em dezembro foi lançada; inicialmente os envolvidos convidaram mais 12 outras empresas para fazerem parte da estrutura, somando assim 20 organizações participantes. 

O principal objetivo do hub é criar um ambiente de acolhimento e de interação para  ajudar na transformação de negócios e na criação de novas oportunidades no segmento de educação, dando origem, inclusive, a startups do segmento (chamadas de Edtechs)  que podem um dia se tornar referência nacional. 

Daniel espera em breve começar uma articulação com atores do ambiente local de inovação a fim de integrar instâncias da Unesp, do Parque Tecnológico de São José do Rio Preto, da FATEC, entre outros órgãos. A ideia é que, juntos, esses atores consigam criar um espaço de inovação aberta que funcione no desenvolvimento de soluções na educação.

Para o futuro, Daniel espera otimizar cada vez mais todos os seus negócios, gerar prosperidade e riquezas para as pessoas envolvidas, fortalecer as cadeias de valor no qual está envolvido, e beneficiar a comunidade. Ele conta, inclusive, que tem um projeto de responsabilidade social que trabalha para a educação de jovens em situação de vulnerabilidade social. Daniel também tem a expectativa de fazer conexões com outras empresas filhas da Unesp, além de poder ajudar no desenvolvimento de negócios de jovens unespianos que estão na graduação e na pós-graduação e desejam somar forças na inovação e no empreendedorismo. 

Diante da sua vontade em beneficiar cada vez mais o ecossistema que envolve a Unesp, Daniel está disponibilizando bolsas de estudos para alunos de graduação da Universidade Estadual Paulista que desejem construir e consolidar conhecimentos em inglês ou espanhol. As bolsas cobrem 50% da mensalidade do curso, e também incluem matrícula e material didático gratuito. As pessoas interessadas podem se inscrever no formulário: http://ccli.cclinet.com.br/programa-bolsa-universitario . Pedimos que o e-mail cadastrado seja da Unesp para demonstrar o vínculo com a Universidade. 

 

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: atendimento@cclinet.com.br . 

 

Autoria da matéria: Lídia Maria Gomes e Tainah Veras.