
Pesquisadores da Unesp de São José do Rio Preto participaram do Liveness Detection Competition (LivDet), competição internacional que tem o objetivo de elencar as metodologias mais eficientes na detecção de fraudes em sistemas de autenticação biométrica. A equipe formada por Dr. Rodrigo Contreras, Dr. Maurílio Boaventura e Drª. Inês Boaventura terminou a competição como vice-campeã mundial e fez história ficando atrás apenas da equipe estadunidense da Universidade Johns Hopkins, na edição do LivDet que bateu recorde no número de competidores inscritos.
O LivDet 2021 foi realizado de forma remota e os participantes atuaram por meio da submissão prévia de trabalhos. A competição ocorreu em duas fases, sendo a primeira uma avaliação da capacidade do método em detectar fraudes, e a segunda uma análise da detecção de fraudes, do reconhecimento de biometria e da forma de representação dos dados coletados.
Ao longo da disputa, os pesquisadores da Unesp utilizaram uma versão aprimorada do algoritmo descritor de texturas Multi-Scale Local Mapped Pattern (MSLMP), produzido na dissertação de mestrado do Dr. Rodrigo Contreras, “Detecção de impressões digitais fraudulentas utilizando padrões mapeados localmente em multiescala”. O MSLMP foi enviado à competição no formato de software para identificar falsificações propositalmente presentes na base de dados biométricos da Universidade de Cagliari, na Itália.
O método desenvolvido com base em modelos matemáticos de reconhecimento de padrões e em técnicas computacionais de inteligência artificial, atingiu uma eficiência de 97,56%, a segunda melhor no mundo. Além de receber a premiação, o trabalho foi aceito para publicação no periódico International Conference on Artificial Intelligence and Soft Computing (ICASC), e tem sido aprimorado na pesquisa de pós-doutorado do Dr. Rodrigo Contreras no ICMC-USP, sob a supervisão do Prof. Dr. Luis Gustavo Nonato e colaboração do profº Dr. Maurilio Boaventura e da profª Dra Ines A. G. Boaventura.
Segundo o Dr. Rodrigo Contreras e o Dr. Maurilio Boaventura, as impressões digitais tornaram-se as biometrias mais amplamente utilizadas em sistemas de autenticação - devido a fatores como a facilidade de coleta, a unicidade do material e o nível de segurança proporcionado - no entanto sua efetividade tem sido afetada por fraudes como a construção de dedos sintéticos a partir de materiais como látex e gelatina. Nesse sentido, os doutores afirmam que a competição LivDet surgiu com a proposta de encontrar soluções e contra-medidas para a questão das fraudes, a partir do uso de técnicas fáceis e baratas de serem anexadas em sistemas computacionais já existentes sem que seja necessário o uso de dispositivos eletrônicos de custo elevado.

Imagem: Elaboração própria com base na entrevista concedida por Dr. Rodrigo Contreras e Dr. Maurílio Boaventura.