Empresa filha da Unesp leva DNA da Universidade a eventos globais

29/10/2021

Quanticum, spin-off da UNESP, é uma empresa de alta tecnologia que atua no estudo e no manejo de solos tropicais, destacando-se por possuir o maior banco de dados sobre amostras de terra, no Brasil. Nascida pela iniciativa de egressos da Unesp de Jaboticabal, a empresa ganhou destaque no panorama mundial pela criação de uma metodologia para avaliação de amostras de terra, a partir da análise de nanopartículas que determinam características como o potencial para armazenamento de água e de carbono.

O ano de 2021 foi recheado de conquistas e premiações, em amplitude nacional e internacional, para a Quanticum. A empresa conquistou o 6º lugar no Top 10 Jovens Empresas de Inovação e Agricultura do Brasil, uma competição entre as mais de 1500 startups do setor agro do país. O prêmio foi recebido ao longo do evento de divulgação do ranking, que ocorreu entre os dias 25 e 29 de outubro.

Além da premiação, o cofundador da Quanticum, Diego Siqueira, destaca a inovação que a spin-off desenvolveu para promover o tratamento de solos doentes, fazendo com que o carbono que seria degradado e transformado em CO2, permanecesse na terra. “⅔ do carbono que existe no planeta não está nas florestas, mas sim no solo. A Quanticum aprendeu a fazer com que este carbono permaneça no solo, diminuindo o impacto nas mudanças climáticas”, destaca Suqueira. A inovação recebeu apoio de instituições públicas, como o Governo do estado de São Paulo, e garantiu à empresa uma oportunidade de entrada no Mercado Voluntário de Carbono, além de um convite para apresentação do case na Cúpula de Mudanças Climáticas da ONU (COP-26).

Outra conquista da empresa foi a seleção da Coordenadora de AgroData Science da Quanticum, Denise Silva, para integrar o programa de capacitação Data Science for All / Women. A iniciativa elegeu 250 empresárias de 12 países, dentre as mais de 5000 inscritas, para receber treinamentos de profissionais das universidades: Columbia University in the City of New York, Harvard University e Massachusetts Institute of Technology (MIT). Segundo Denise, o programa tem sido uma oportunidade de fazer contatos, aprofundar conhecimentos e ganhar experiências em nível internacional. “Na Quanticum as mulheres são a maioria no time de análises de dados, mas em geral somos minoria nesta área do mercado. O curso é importante pois além das capacidades técnicas de programação, machine learning, etc, também promove o empoderamento e visa formar não só técnicas, mas líderes e gestoras”, destaca Denise.

Próximos passos

•  No dia internacional do solo, em 05 de dezembro, o Núcleo paulista da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo fará a divulgação de um vídeo sobre a importância da ação conjunta entre a Universidade e as empresas constituídas a partir do conhecimento universitário, destacando o papel da Quanticum e da Unesp. Com o título “Unesp, São Martinho e método tipologia da argila”, o vídeo receberá apoio do Painel Técnico Intergovernamental de Solos e será transmitido como case de sucesso global.
  • Entre os dias 10 e 15 de dezembro, será anunciada a iniciativa Aliança para Sustentabilidade e Inovação no Agro. Um projeto elaborado pela ação conjunta de cinco empresas da Unesp Jaboticabal, que visam a democratização de metodologias de manejo sustentável em agricultura tropical.

logo-quanticum2-m18_u48_29102021071951

Saiba mais sobre a Quanticum, acessando o site: http://www.quanticum.com.br/