AUIN

Logo AUIN V1

Notícia

Professora unespiana que lidera a Incubadora de Cooperativas Populares recebe o Prêmio Dorothy Stang

03/04/2022

No Unesp Inova desta semana, falaremos sobre um projeto de extensão da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), do campus de Assis, que está impactando positivamente um grupo de catadores de material reciclável. A iniciativa, coordenada por Ana Maria Rodrigues de Carvalho, da Faculdade de Ciências e Letras (FCL), do câmpus de Assis da Unesp, foi premiada pela primeira edição do Prêmio Dorothy Stang, criado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (Proec) para destacar ações de extensão da comunidade unespiana que sejam socialmente relevantes.

Graduada em psicologia, com mais de vinte anos de docência, a professora aposentada Ana Maria Rodrigues de Carvalho lecionou na UNESP a disciplina de psicologia organizacional e do trabalho, voltada essencialmente ao mundo corporativo. Posteriormente, após conhecer experiências com cooperativas populares, incluiu em seus estudos os trabalhadores não formais.

Após seis anos no início do projeto de apoio aos catadores de material reciclável, em 2000, foi criada a Incubadora de Cooperativas Populares. Atualmente, a incubadora atua nos câmpus de Assis, Presidente Prudente, Ourinhos e Bauru. A partir deste trabalho, a professora Ana Maria escreveu a sua tese de doutorado “Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis de Assis – COOCASSIS: espaço de trabalho e de sociabilidade e seus desdobramentos na consciência”, defendida na USP, em 2008.

A Incubadora de Cooperativas Populares (Incop/UNESP), incentiva o cooperativismo e a economia solidária, oferecendo assessoria e apoio para que os trabalhadores aumentem a sua renda e tenham mais autonomia. A Incop/Unesp faz parte da  Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, instalada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade de São Paulo (USP).

Iniciativas como esta têm grande relevância social e impactam positivamente a sociedade, gerando colaboração e inovação.

Quer ver mais iniciativas como essa? Siga as nossas redes sociais no link abaixo e não perca nenhuma novidade da AUIN!