AUIN

Logo AUIN V1
   

Notícia

Estudo unespiano analisa o impacto de medicamento para controle em pacientes com Parkinson 

09/04/2022

No Unesp Inova desta semana, falaremos sobre um estudo realizado no Laboratório de Pesquisa do Movimento Humano Mov-Lab da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, que analisa o impacto do medicamento levodopa em pacientes com Parkinson. 

O estudo, realizado pelo professor Fabio Augusto Barbieri, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Unesp, foi publicado na revista Brain Research, importante revista sobre neurociência. 

O monitoramento dos efeitos do fármaco levodopa, que aumenta a quantidade de dopamina no cérebro, otimiza o tratamento da doença, pois permite o estabelecimento do melhor período para realização de exercícios físicos que auxiliam o tratamento dos pacientes com Parkinson.  

Além de  confirmar a eficácia do medicamento para o controle postural e de equilíbrio, o estudo permitiu  estabelecer que na janela de 60 a 120 minutos após a ingestão da primeira dose do remédio, o paciente atinge o melhor rendimento nos exercícios físicos, o que  direciona as prescrições de intervenções motoras para os pacientes.

Estudos como este têm grande importância para a qualidade de vida dos pacientes com a doença de Parkinson, gerando inovação e saúde.

 

Quer ver mais estudos como esse? Siga as nossas redes sociais no link abaixo e não perca nenhuma novidade da AUIN!

 

https://linktr.ee/auin_unesp