No Unesp Inova desta semana, falaremos sobre um estudo realizado no Laboratório de Pesquisa do Movimento Humano Mov-Lab da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, que analisa o impacto do medicamento levodopa em pacientes com Parkinson.
O estudo, realizado pelo professor Fabio Augusto Barbieri, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Unesp, foi publicado na revista Brain Research, importante revista sobre neurociência.
O monitoramento dos efeitos do fármaco levodopa, que aumenta a quantidade de dopamina no cérebro, otimiza o tratamento da doença, pois permite o estabelecimento do melhor período para realização de exercícios físicos que auxiliam o tratamento dos pacientes com Parkinson.
Além de confirmar a eficácia do medicamento para o controle postural e de equilíbrio, o estudo permitiu estabelecer que na janela de 60 a 120 minutos após a ingestão da primeira dose do remédio, o paciente atinge o melhor rendimento nos exercícios físicos, o que direciona as prescrições de intervenções motoras para os pacientes.
Estudos como este têm grande importância para a qualidade de vida dos pacientes com a doença de Parkinson, gerando inovação e saúde.
Quer ver mais estudos como esse? Siga as nossas redes sociais no link abaixo e não perca nenhuma novidade da AUIN!
https://linktr.ee/auin_unesp