No Unesp Inova desta semana, falaremos sobre uma inovação que vai agilizar os processos burocráticos dos servidores e docentes da Unesp/SP. Os colaboradores contarão com a possibilidade de ter uma assinatura digital certificada. Esse documento eletrônico, uma espécie de identidade virtual, valida a identificação de usuários em diversos procedimentos digitais.
Essa certificação digital, que permite mais agilidade para assinar os documentos eletrônicos, pode ser usada para assinaturas eletrônicas, cifragem de documentos e autenticação em serviços online. A assinatura é válida em todo o sistema acadêmico de pesquisa brasileiro.
Além de otimizar o tempo e os processos, a assinatura digital elimina a necessidade de papel impresso, produzindo menos lixo e reduz o risco de fraudes. Segundo Ney Lemke, Coordenador de Tecnologia da Informação da Unesp, a utilização dessa identidade digital atesta a confiabilidade e a autenticidade para as assinaturas. Cada documento tem uma espécie de marcação que garante a originalidade do documento digital. Para garantir essa autenticidade, é preciso manter uma cópia digital do documento.
A Rede Nacional de Pesquisa RNP, responsável pela emissão dos certificados, disponibilizou um link que oferece aos colaboradores um passo a passo para a criação, instalação e uso das assinaturas, que podem ser utilizadas, por exemplo, em bancas de mestrado e doutorado.
Inovações como esta agilizam e impactam positivamente a rotina dos servidores, gerando colaboração e rapidez.
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