A Profa. Dra.Silvia Angélica D. de Carvalho, uma das coordenadoras do projeto, descreve a importância desse trabalho da seguinte forma:
O mapeamento apresenta à sociedade o potencial de Botucatu para o empreendedorismo e a inovação, reunindo atores como startups, ambientes de inovação e instituições de apoio. Ele demonstra a importância das Unidades Unesp nesse conjunto e destaca o Cluster de Biotec consolidado na região. Além disso, permite que futuros empreendedores e inovadores saibam onde buscar referências, parcerias e apoio, sendo um cartão de visitas para atrair investidores.
A primeira edição do mapeamento reuniu diversos atores importantes do nosso ecossistema, mas muitos outros não estão presentes por motivos diversos. À medida que o mapeamento cresce, o impacto tecnológico, econômico e social se amplia através das conexões, atração de investimentos e geração de produtos e processos de diversas áreas disponíveis para a sociedade.
Ecossistemas de inovação mais maduros e referências no estado, como Ribeirão Preto e São Carlos, realizam esse tipo de mapeamento, que nos serviu de inspiração. Além disso, buscamos compreender nossas forças e lacunas em diferentes áreas para desenvolver ações específicas a fim de promovê-las ou solucioná-las.
Confira o trabalho desenvolvido clicando aqui.