Amanda Mendes
Em 2023, a Agência Unesp de Inovação (Auin) ultrapassou mil depósitos de ativos de propriedade intelectual junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Além das três primeiras cultivares do portfólio da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), alcançadas no último ano, o resultado inclui patentes de invenção e modelo de utilidade, e registros de programas de computador, marcas e desenhos industriais.
De acordo com a gerente de Propriedade Intelectual da Auin, Nayara Gaban, o depósito no Inpi é o processo necessário para garantir o direito, por tempo determinado, de o titular explorar economicamente suas invenções, com exclusividade.
Essa conquista está entrelaçada aos dados de comunicação de invenção que a Auin recebeu dos pesquisadores, totalizando 1.081 até 2023. Essa é a primeira etapa para garantir a proteção das invenções, em que a Agência recepciona os formulários e direciona para os processos específicos de cada modalidade de propriedade intelectual, verificando os requisitos para solicitar o direito junto ao Inpi.
Assim, com pouco mais de 15 anos de existência, a Auin possui um portfólio extenso com mais de 600 patentes e diversos registros de programas de computador, marcas, desenhos industriais e cultivares.
Confira abaixo um panorama da propriedade intelectual na Unesp, publicado pelo Anuário Estatístico Institucional:
Veja como comunicar sua invenção:
Crie seu cadastro e aguarde o recebimento dos procedimentos para criação da senha via e-mail.
Com o cadastro concluído:
No momento que o pesquisador preenche esse formulário é necessário indicar se houve a publicação prévia que antecipe a novidade e apresentar suficiência descritiva da tecnologia, em termos técnicos e formais.