AUIN marca presença no HackTown 2024 e fortalece iniciativas de inovação e empreendedorismo

11/09/2024
Inovação, empreendedorismo e conexões no maior festival de tecnologia da América Latina
v2-d41480c4-6a00-47e5-8c49-27be71d1a3b2-m18_u52_11092024120053

Foto: @viniciushervas/Reprodução

Por Priscila Campolim

priscila.campolim@unesp.br

Santa Rita do Sapucaí, conhecida como o “Vale da Eletrônica”, foi palco de mais uma edição do HackTown, um dos principais festivais de inovação, tecnologia e criatividade da América Latina. Realizado entre os dias 1º e 4 de agosto de 2024, o evento reuniu milhares de participantes, incluindo representantes da Agência Unesp de Inovação (AUIN), que tiveram a oportunidade de explorar tendências e estabelecer conexões estratégicas para o futuro da universidade.

Marcelo Orlandi, professor de Física do Instituto de Química de Araraquara e assessor da AUIN, participou ativamente do evento. Com um foco especial no empreendedorismo universitário, Orlandi destacou a importância do HackTown para o alinhamento das ações da AUIN com as tendências globais de inovação. "Participar do HackTown é essencial para entender como as empresas estão operando, identificar as tendências futuras e, principalmente, perceber como os jovens estão buscando empreender. Isso nos permite replicar esses modelos dentro da Unesp, incentivando nossos alunos a desenvolver startups e spin-offs baseadas no conhecimento avançado produzido na universidade", afirmou.

O HackTown proporcionou à AUIN uma visão privilegiada das práticas de empresas e startups que podem ser aplicadas no ambiente universitário. Segundo Orlandi, o evento está totalmente alinhado com os objetivos da AUIN, especialmente no que diz respeito à transferência de tecnologias para o setor privado e ao incentivo ao uso de FAB Labs – espaços onde alunos podem desenvolver protótipos e novas ideias. "Nossa missão é transferir as tecnologias desenvolvidas na Unesp para o setor privado, beneficiando a sociedade como um todo", disse Orlandi, enfatizando o papel dos FabLabs na materialização dessas inovações.