Empreendedorismo e Inovação, Educação para a Diversidade, Saúde, Fomento ao Domínio da Língua Inglesa e Sustentabilidade Energética são os principais temas dos cinco projetos resultantes de parceria entre a Unesp e o Banco Santander, assinado em agosto de 2017 que envolve R$ 11 milhões.
"A gestão financeira de cada programa vem sendo feita por uma plataforma semelhante à do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. Isso garante transparência em todo o processo, que envolve metas mensuráveis, planejamento de ações, forma de implementação e prazos", diz Carlos Eduardo Vergani, Chefe de Gabinete da Unesp e gestor da parceria.
Promover a Cultura do Emprendedorismo e Inovação na Unesp
O Programa Promover a Cultura do Emprendedorismo e Inovação na Unesp consiste em difundir e incentivar a cultura empreendedora e inovadora dentro da Unesp visando preparar a comunidade universitária para atuar em um mundo global altamente complexo, dinâmico e competitivo, que demanda criatividade, inovação e empreendedorismo.
"Nossas prioridades são ampliar e difundir a cultura empreendedora e inovadora junto aos alunos, professores e pesquisadores visando inspirar, conectar e capacitar agentes para atuar em ações que englobam o desenvolvimento da extensão tecnológica, do ensino inovador e empreendedor e de uma pesquisa aplicada e próxima às necessidades da sociedade", diz o gestor do Programa, Guilherme Wolff Bueno, da Agência Unesp de Inovação e professor da Unesp de Registro.
No momento, o Programa está voltado no diagnóstico das ações e dos atores que atuam com empreendedorismo e inovação na Unesp, à estruturação de uma Proposta de disciplina de Empreendedorismo e de um Edital com Competições Científicas para Graduação e Pós-Graduação em 2018. Será lançado um Programa que irá desenvolver e implantar uma Plataforma Interativa online integrada com outras plataformas externas que atuam com a temática e dispõem de competições tecnológicas, ensino inovador, difusão de startups e programas de empreendedorismo. "Essas ações que auxiliarão a estruturação de uma Rede de Empreendedorismo e Inovação da Unesp", afima Bueno
Programa Educar para a Diversidade
O Programa Educar para a Diversidade entende o multiculturalismo como um imperativo ético imprescindível para as universidades de classe internacional. "É uma condição essencial para a educação de qualidade, no século XXI. A pluralidade de ideias, opiniões, pontos de vista e concepções estimulam a pesquisa e a investigação científicas, propiciam à educação e cultura para a diversidade e promovem a igualdade de pessoas vítimas de estereótipos de gênero, étnico-racial, religião, origem, idade, situação social, econômica e cultural, orientação sexual e identidade de gênero, como pessoas travestis, transexuais e com deficiências", afirma o gesto do programa, Juarez Tadeu de Paula Xavier, assessor da pró-reitoria de Extensão Universitária e professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru.
Os objetivos do Programa incluem ressoar em todas as dimensões da gestão os processos de aprendizagem, com foco na educação para a diversidade; identificar os grupos sócio-acêntricos de pessoas autodeclaradas; e mapear os recursos tangíveis e intangíveis voltados para a formação permanente da educação e cultura da diversidade.
As prioridades são a criação do Portal da Diversidade, com conteúdo multimídia e multiplataforma; a realização da pesquisa sobre as ocorrências de ações violentas; e a instalação dos Centro de Apoio às Vítimas de Intolerâncias, Discriminações e Ameaças nos câmpus com maior incidência de registros.
"Nosso planejamento é colocar o Portal no ar nos primeiros meses de 2018; além de ampliar a pesquisa, já realizada nas unidades de Guaratinguetá e São José do Rio Preto; além de finalizar a Cartilha da Diversidade, cujo primeiro tema, Transgênero, já está em fase final de redação. Ainda no primeiro semestre de 2018 será concluído roteiro para a produção de audiovisual sobre esses temas", enumera Xavier.
Programa bem Viver para tod@s
O objetivo do Programa bem Viver para Tod@s é oferecer a todas as Unidades Universitárias e Câmpus Experimentais da Unesp, de maneira criativa, inovadora e cooperativa, oportunidades para a construção do “bem viver” como um valor junto a toda a comunidade unespiana.
"Será implementado por meio de ações específicas no ambiente de trabalho e de formação, que promovam a saúde, a integração social, os relacionamentos interpessoais e o desenvolvimento das capacidades humanas", informa a gestora, do Programa, a pró-reitora de Extensão Universitária, Cleopatra da Silva Planeta, professora da Faculdade de .Ciências Farmacêuticas em Araraquara.
O projeto envolve ações integradas de atividades esportivas, culturais e educação em saúde no sentido de aprimorar as vivências dos servidores e discentes nos Câmpus da Unesp numa perspectiva de promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho e estudo.
A s prioridade, para 2018, é desenvolver um conjunto de ações para educar sobre o tema Saude Mental, em articulação com a rede de Comitês Locais de Ação Cultural (CACs).
"Uma equipe multidisciplinar vai planejar quais estratégias serão utilizadas para mobilizar todos os segmentos da Universidade. Haverá a produção de materiais impressos, digitais e audiovisuais que serão utilizados nas ações", informa a pró-reitora.
Programa Língua Inglesa na Unesp
O Programa Língua Inglesa na Unesp tem como principais objetivos aumentar o nível de proficiência dos alunos da Unesp para que possam compreender textos em inglês com mais facilidade, apresentar suas pesquisas em congressos internacionais, interagir com pesquisadores estrangeiros e participar de intercâmbios internacionais.
"Além dos alunos, o programa também oferecerá cursos específicos para servidores docentes e técnico-administrativos", informa a gestora Paula Tavares Pinto, coordenadora do Programa Idioma Sem Fronteiras e professora do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas em São José do Rio Preto.
"Queremos aumentar a proficiência em língua inglesa de toda a comunidade da Unesp para os níveis intermediário-alto (B2) e avançado (C1). Isso permitirá ampliar ações de internacionalização", informa.
Programa Sustentabilidade - Gestão Energética da Unesp
O Programa Programa Sustentabilidade - Gestão Energética da Unesp tem como principais objetivos implantar um sistema de gestão energética na Unesp, baseado na aquisição de energia no Ambiente de Contratação Livre - Mercado Livre; educar os usuários para o uso inteligente da energia, definir padrões técnicos para equipamentos, implementar ações de eficiência energética, mitigar o desperdício e inserir fontes renováveis de energia elétrica na matriz da Universidade.
"O programa de gestão energética consiste em uma série de ações e medidas de caráter técnico, gerencial e comportamental, que visam diminuir o consumo de energia e buscam a sustentabilidade energética da Unesp", explica o gestor do programa, o pró-reitor Leonardo Büll, professor da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu.
"As ações propostas serão sustentadas por uma campanha de conscientização em relação ao uso inteligente de energia abrangendo toda comunidade universitária", informa Arthur Francisco de Moraes Jr., engenheiro eletricista responsável pelas ações operacionais do programa.
Entre as ações em andamento, o pró-reitor destaca a contratação, via licitação, de consultoria especializada para elaboração de estudo de viabilidade econômica para migração futura das Unidades consumidoras da Unesp para o Ambiente de contratação Livre - Mercado Livre; e a elaboração e a publicação de manual para aquisição de aparelhos de ar condicionado, com alta eficiência energética e normatizados pelo INMETRO; e de manual técnico para substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LEDs, sem prejuízo ao conforto dos usuários.
"Estas ações mostram como uma empresa pública, como a Unesp, e uma privada, como o Santander, com histórias, crenças e culturas distintas, podem criar espaços para o entendimento e o acordo, selando relações duradouras e que tragam benefícios não apenas para a Universidade, mas para comunidade na qual ele se insere. Os cinco projetos frutos dessa parceria contribuem para o fortalecimento da comunidade acadêmica em todas as dimensões, da pessoal à profissional", conclui o reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini.