Pesquisadores da Unesp são selecionados em programa de empreendedorismo

21/09/2018
Programa Treinamento Academia-Indústria 2018

Foram divulgados nesta segunda-feira (3) os nomes dos dez pesquisadores brasileiros e dos dez suíços selecionados para participar do Programa Treinamento Academia-Indústria 2018 (AIT, na sigla em inglês). A delegação brasileira foi selecionada por meio de edital conjunto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Swissnex Brazil, instituição suíça para a cooperação internacional em empreendedorismo. A ação também é apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Empreendedorismo da Universidade de St. Gallen, da Suíça.

O AIT 2018 promove capacitação em empreendedorismo para pesquisadores de alto nível, com vistas a acelerar o desenvolvimento das ideias de negócios, buscando fomentar a colaboração internacional aos pesquisadores participantes, ao mesmo tempo em que busca valorizar a excelência da pesquisa acadêmica nos produtos ou serviços apoiados pela ação. As startups selecionadas atuam em áreas como biotecnologia, agricultura inteligente, Internet das Coisas, saúde, Big Data, construção civil e finanças.

O MCTIC, por meio do CNPq, contribui com a concessão de bolsas para os representantes brasileiros, todos estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O aporte total é de US$ 50 mil.

Os profissionais escolhidos terão dois períodos de treinamentos. O primeiro será entre 26 e 30 de novembro, em São Paulo (SP) e Riode Janeiro (RJ). Em abril do ano que vem, eles irão à Suíça, onde terão aulas de empreendedorismo e farão imersões no ambiente de inovação do país europeu. Os brasileiros também visitarão universidades locais, além de apresentar seus projetos e desenvolver os planos de negócios para suas soluções.

Confira os nomes dos pesquisadores brasileiros selecionados:

• Ana Ferronato (NetWord/IFFluminense)
  • Carlo Rondinoni (Tagma/InRad/FMUSP)
  • Elyr Alves (Senfio/UFRJ)
  • Fabiana Noronha Dornelles (Tech Pain/UFSC)
  • Guilherme Souza (MDev Medical Devices/Unesp)
  •  João Longo (Nanoceuticals/UnB)
  • Marcos Valadares (Pluricell/USP)
  • Renata Fernandes (BioBreyer/Unesp)
  • Stephanie Morais (LifeProt/Fiocruz-PR)
  • Vinicius Bastos (Eye Talk/Unicamp)

Informações extraídas do MCTIC, disponível aqui.