Através de uma parceria entre o Escritório de Inovação e Tecnologia do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBIT), a Secretaria Municipal de Educação da cidade e o Sebrae, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Botucatu estão tendo a oportunidade de construir conhecimentos científicos e tecnológicos essenciais para o cenário atual.
A professora Luciana Fleuri, docente do Instituto de Biociências (IBB) da Unesp Botucatu e coordenadora do IBIT, explica que a iniciativa está em sua segunda edição, e teve início com uma capacitação realizada aos professores do 9º ano do Ensino Fundamental pelo Sebrae de Botucatu, a fim de que eles pudessem compartilhar conteúdos iniciais sobre Inovação e Empreendedorismo com os alunos ao longo de todo o 2º semestre de 2019.
Na sequência, professores e alunos do IBIT visitaram quatro escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal (Jonas Alves, João Maria, Elda Moscogliato e Luiz Tácito) para falar sobre a Unesp e compartilhar experiência sobre atividades científicas, tecnológicas e inovadoras.
Então, os professores selecionaram os 20 melhores alunos de acordo com o desempenho escolar para participarem do curso de extensão presencial "Educação, Ciência, Inovação e Empreendedorismo", que teve inicio no dia 18 de setembro e irá até o mês de novembro, sendo ministrado por alunos e docentes do IB da Unesp Botucatu.
Ainda de acordo com Luciana Fleuri, o curso contempla de 6 a 7 encontros nos quais são compartilhados conhecimentos sobre rotinas nos laboratórios e conceitos de química, anatomia, biodiversidade, entre outros ligados à Inovação e ao Empreendedorismo e presentes nas grandes áreas de: Ciências e Microorganismos; Ciências e Animais; Ciências e Vegetais; Ciências e Seres humanos. Além disso, os alunos são estimulados a aplicar os conhecimentos obtidos e a trabalhar a autonomia, a criatividade e a autoconfiança no desenvolvimento de uma empresa fictícia, com a apresentação de pitchs ao final do curso.
O Secretário Municipal de Educação de Botucatu, Valdir Paixão, pontua que por meio da parceria estabelecida com a Unesp e com o Sebrae é possível oferecer aos alunos experiências valiosas para a formação e a aprendizagem, que acarretarão em bons resultados no futuro.
Por sua vez, a aluna Vitória Nascimento, uma das participantes do curso, destaca que está adorando a experiência, que tudo está sendo explicado de uma forma clara, e que até o final do curso espera se surpreender ainda mais, saindo da Unesp com ótimos conhecimentos e com o coração cheio de amor.
Saiba mais sobre a iniciativa na cobertura em vídeo feita pelo projeto "No IB a gente faz" em parceria com a Agência de Divulgação Científica e Comunicação do IB: