AUIN incentiva empreendedorismo social nos diferentes campus da Unesp

01/12/2019
Agência promove a conexão entre os projetos Enactus da Universidade

A Agência Unesp de Inovação tem atuado fortemente para dar visibilidade às iniciativas e experiências inovadoras e empreendedoras desenvolvidas por docentes, discentes e egressos da Unesp que impactam diretamente no desenvolvimento social, científico, tecnológico e econômico do país.

Uma dessas iniciativas envolve estimular o movimento de formação e consolidação das Enactus espalhadas pelo câmpus. A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, presente em 37 países, que busca inspirar universitários a melhorarem o mundo por meio da Ação Empreendedora, estruturando projetos de desenvolvimento social em comunidades em situação de vulnerabilidade.

Na Unesp existem atualmente 9 times Enactus, que possuem professores conselheiros que os auxiliam e mobilizam cerca de 150 alunos de diferentes cursos.  Em 2019, a AUIN iniciou um movimento para se aproximar e conectar esses diferentes grupos com o intuito de contribuir para que eles ampliem sua visibilidade, seu impacto e popularizem cada vez mais o conhecimento e as inovações da Unesp para as comunidades.

Por isso, foi realizada uma reunião virtual com todas as iniciativas, criado um grupo virtual de relacionamento para o compartilhamento de ideias e informações, desenvolvida uma página especial no site para apresentar a essência e os projetos que eles realizam  - CLIQUE AQUI PARA ACESSAR - e, além disso, no dia 19 de novembro foi organizado um evento presencial para reunir os 9 times na Unesp de Araraquara, contando com a presença de cerca de 30 representantes desses times e dois professores conselheiros.

Em um primeiro momento da reunião, organizados em rodas, os envolvidos compartilharam os desafios e as possibilidades, trocando experiências sobre sua atuação e pensando em formas de ampliá-la. Eles ainda deliberaram sobre a realização de outras reuniões, a estruturação de um relatório geral com todas as ações e resultados dos times Enactus Unesp, a busca de empresas e escolas parceiras, e a operacionalização de um novo encontro presencial em março de 2020.

dscf4986-1-m18_u34_01122019074309_alta

Na segunda parte do encontro, os presentes participaram de uma oficina sobre Gestão Ágil de Projetos, ministrada pela convidada Reneide Campelo

enactus-oficina-m18_u34_01122019074405_alta
oficina-enactus-2-m18_u34_01122019074500_alta

Foi um momento importante de aprendizado e de experimentação, que possibilitará a otimização das atividades em cada um dos times.

A AUIN seguirá acompanhando as próximas atividades das Enactus para que o movimento se fortaleça cada vez mais por meio do Empreendedorismo e da Inovação Social, impactando comunidades distintas ao redor de todo o Estado de São Paulo.